Localizado em Radda in Chianti, na região do Chianti Classico, o Castello di Volpaia é famoso não só pela qualidade excelente de seus vinhos, mas pela beleza das suas instalações, uma vila medieval cuidadosamente preservada.

A propriedade pertence à família Stianti Mascheroni desde 1960 e quem comanda a vinícola é Federica Stianti Mascheroni, que conta com o enólogo consultor Riccardo Cotarella. A seleção clonal, que levou à volta do emprego de uma antiga variedade autóctone de Sangiovese, assim como a observação das diferentes características de solo, resultou na criação de três crus: Coltassala, Il Puro e Balifico. O Castello di Volpaia está entre os top ten Chianti Classico no guia de Hugh Johnson 2024.
O Castello de Volpaia era originalmente uma aldeia fortificada construída no século XI como parte da estrutura de defesa dos florentinos contra os rivais de Siena, que se desenvolveu a partir de atividades agrárias nas áreas vizinhas depois de meados do século XVI, com a relativa paz recém-estabelecida. Foi no início dos anos 1960 que Rafaello Stianti, avô de Federica, em meio à crise que rondava a Itália rural, adquiriu os 368 ha que incluem as muralhas, dois terços da aldeia, vinhedos, olivais e bosques.
A família tem investido continuamente para tornar a Volpaia uma das mais reconhecidas vinícolas da região. Os interiores de diversas casas antigas e igrejas foram convertidos em instalações modernas de vinificação. Para tal, telhados foram desmontados e novamente remontados para o ingresso de tanques e outros equipamentos, e uma rede subterrânea de dutos em inox foi construída para interligação. Assim, a Volpaia não é apenas uma magnífica atração turística, mas uma aldeia viva e produtiva com seus habitantes ligados diretamente à produção de vinhos.
● Composição de Uvas: Blend de 90% uva Sangiovese, 10% Merlot.
● Notas de Degustação: Cor rubi escuro. No nariz, aromas intensos de frutas vermelhas frescas e toques de cereja, tem taninos macios, com um final frutado. Segundo a Wine Advocate (Robert Parker), o Chianti Classico da Volpaia traz a elegância e o frescor que estão associados especificamente à Sangiovese de Radda in Chianti. Um vinho bem integrado com ótima persistência, que convida prazerosamente a um segundo gole.
● Estimativa de Guarda: Potencial de guarda sugerida de10 anos.
● Notas de Harmonização: Harmoniza com filé mignon com batatas com molho de gorgonzola, nhoque com ragu de linguiça e outros pratos à base de carnes, risotos e galeto assado.
● Serviço: servir entre 16 e 18ºC. (Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Valor: $$$
● Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM - Rua Jorge Rizzo, n.º 115, Bairro de Pinheiros, Capital, São Paulo, CEP.: 05424-060 - 11 2574-8303.
Comments