O mês de dezembro corre rápido e se você ainda não planejou os vinhos para o seu Natal, é melhor ir se preparando.
Em nossa casa, adoramos comemorar com amigos e familiares, e acabamos nos juntando em torno de uma mesa para um jantar completo, com um ambiente repleto de decorações, enfeites e, claro, todos os nossos vinhos favoritos.
O jantar é sem dúvida a parte mais importante da véspera do Natal (além dos presentes, é claro), por isso gostamos de avaliar as opções quando se trata de combinar vinho com os pratos do jantar. Há muito a considerar quando se trata de avaliar as harmonizações de vinhos e comidas do jantar de Natal. Depois de escolher os pratos, molhos e enfeites, é bom considerar também as texturas e sabores que você selecionou para escolher um vinho que complementa tudo perfeitamente.
Os vinhos que bebemos na noite e no dia de Natal são descaradamente tradicionais, mas não é disso que se trata o Natal?
Eu sempre começo servindo um espumante como um aperitivo de recepção. Lembremos que o mês de dezembro reflete as temperaturas quentes do verão e um espumante geladinho refresca e alegra qualquer um. Há uma enorme diversidade de rótulos de espumantes nacionais ou importados que certamente iluminarão as taças.
Para aqueles que gostam de servir um coquetel clássico de camarão, o espumante poderá ser um bom acompanhante, ou podemos harmonizar com um vinho branco com acidez suficiente para cortar a gordura dos camarões, e neste caso, um bom Sauvignon Blanc se encaixa perfeitamente.
O prato principal é mais desafiador, com todos os seus sabores variados - peru, carnes de porco, tender, presunto Chester, batatas assadas, molho de frutas vermelhas, ou calda doce de melado, ou vinho madeira - como combinar um vinho com alimentos tão ousados e diversos? Para acertar, você precisa de vinhos que possam suportar tantos sabores concorrentes. Um bom Chardonnay que passou algum tempo amadurecendo em carvalho tem a estrutura e a complexidade para dar prazer para todos os bebedores de vinho branco ao redor da mesa.
A carne de peru é a opção número um para a maioria das pessoas no dia de Natal, servida com legumes assados crocantes, castanhas assadas e com bom molho de frutas vermelhas. O que torna o peru tão diferente de outros tipos de aves é que ele tende a ser uma textura mais seca quando cozida, o que implica em escolher um vinho que compensará essa secura quando se trata da harmonia na mesa. A carne em si também é bastante suave em sabor; portanto, você precisa ter consciência de não usar muitos temperos e outros ingredientes que possam encobri-la, como também precisa garantir que o vinho que escolher não domine o paladar.
Por ser uma carne branca, um vinho tinto que contribui para uma das melhores harmonizações com peru é o Pinot Noir, por ser leve no corpo e nos taninos. Com um paladar gostoso de morango e cereja misturada com cogumelos e folhas úmidas, é um vinho tinto complexo que complementa essa carne delicada, em vez de ser tão ousada e forte que tudo o que você pode provar acabará sendo o vinho.
Já que todos gostam ou preferem vinho branco no jantar de Natal, outra sugestão para ter uma garrafa sobre a mesa, pode ser um tinto de Bordeaux. Se restar mais deste vinho, após o prato principal, ele combinará perfeitamente com queijos duros e maduros na tábua de queijos.
O pato é outra ave que costuma ser uma alternativa ao tradicional peru assado. Normalmente temperado com muitas ervas e cítricos, e acompanhado por uma generosa ajuda de molho de maçã doce e picante, um jantar festivo com um pato assado pode ser uma explosão de sabores de ervas e frutas. O perfil de sabor e maior teor de gordura dessa carne em comparação com outros tipos de aves de aves significa que você pode ficar um pouco mais ousado com suas opções de vinho ao combinar com carne de pato.
Uma boa combinação para o pato exige um suculento vinho italiano, como um Barolo, ou um tinto de Rioja ou ainda um vinho a base de Sangiovese como um Chianti ou Brunello. Ele será uma combinação poderosa para a carne de pato assado, trazendo bastante acidez para contrabalançar a gordura e a oleosidade da carne, juntamente com os gostosos sabores de frutas e especiarias que complementam o molho de maçã. O que poderia ser melhor para um vinho de jantar de Natal?
Para muitos, o jantar de Natal não precisa ser somente com aves. A carne bovina de um rosbife é um dos nossos assados mais apreciados, então por que não escolher carne para o maior jantar do ano? Tradicionalmente, servido com um molho de frutas vermelhas ou molho de vinho madeira, combinar vinho com carne é um ato de equilíbrio de complementar a carne vermelha, as ervas e o tempero do molho. Os sabores são grandes e poderoso, então fique longe do vinho branco para esta opção.
A sugestão é optar por tintos mais encorpados, cheios de sabores e mais ousados com uma parcela de especiarias como Shiraz ou Cabernet Sauvignon. Um vinho envelhecido em carvalho francês para adicionar complexidade, criará um vinho rico e elegante, com um paladar macio de frutas escuras, pimenta preta e chocolate, e essas nuances picantes que torna estas uvas uma combinação especialmente boa para carne bovina.
Finalmente, uma meia garrafa de Sauternes, ou um Late Harvest ou ainda um Vinho do Porto Tawny terminará bem a refeição. Uma dica importante é que ele precisa ser mais doce do que o pudim com acidez suficiente para equilibrar tudo.
Com este primeiro artigo, damos início as dicas sobre como planejar os vinhos para o seu Natal, e se você for vegetariano, não perca o próximo artigo!!! Saúde!!!
Aproveite para comentar se gostou ou não!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação as pesquisas).
コメント