“VINHOS PARA A PÁSCOA”
- Marcio Oliveira - Vinoticias
- 2 de abr.
- 4 min de leitura
A Páscoa é um momento para reunir a família e os amigos, tirar uma merecida folga e se deliciar com os pratos típicos desta época.

A harmonização entre os pratos tradicionais e os vinhos pode até ser um pouco complexa, mas neste artigo você receberá dicas simples para não errar na hora de escolher o vinho para combinar com o seu cardápio.
As sugestões para harmonização de Páscoa são simples e eficazes: pratos leves combinam com vinhos leves; pratos ácidos pedem vinhos frescos e leves; e pratos gordurosos e untuosos exigem vinhos com taninos potentes e alta acidez. Aqui estão os pratos que mais aparecem durante o feriado, juntamente com os vinhos que os complementam melhor.
♦ VINHOS PARA A SEXTA-FEIRA SANTA - Muitos pratos de peixe são apreciados durante a Páscoa, especialmente na Sexta-feira Santa. Embora os crustáceos sejam permitidos, é mais tradicional comer peixe com escamas, e sem dúvida o bacalhau é muito consumido.
Como tudo e qualquer peixe é aceitável aos olhos da Igreja, é difícil encontrar “a” receita ideal de peixe de Páscoa que realmente englobe todos os menus. Uma busca rápida por receitas de Sexta-feira Santa passeia por várias opções.
O salmão parece ser uma opção popular entre todos os sites de comida. Há muitas receitas para tudo, desde um assado rápido na bandeja até uma sopa cremosa e o sempre popular salmão defumado. Para um salmão assado simples com limão e pimenta, mantenha sua harmonização de vinhos simples. Eu sugiro um Chablis ou Chardonnay sem carvalho. A acidez combina com o limão brilhante, enquanto a textura sedosa e de peso médio do vinho combina com o sabor do peixe.
A maneira como você prepara seu peixe - seja com ervas e especiarias, grelhado com limão ou frito e servido com uma massa - determinará qual vinho você escolherá. Chardonnay é uma ótima escolha graças aos diversos estilos que você pode encontrar: experimente exemplos mais leves sem passagem por madeira com pratos mais leves (grelhados ou assados) e versões com sabor frutado e levemente envelhecidas em carvalho com sabores mais ricos com peixes fritos. Nestas horas um Vinho Verde pode ser um coringa.
O bacalhau é um peixe que permite brincar com a harmonização. Não existe vinho certo para o bacalhau, mas sim muitas opções que vão do branco ao tinto, passando por espumante. A característica mais marcante da bacalhoada é o uso abundante do azeite de oliva extravirgem, portanto o vinho deve encarar, em primeiro lugar, esse desafio. Importante é também ter rótulos versáteis ao ponto de não brigarem ou serem mascarados por uma variedade de ingredientes com sabores marcantes, como tomates, pimentões, azeitonas e ovos.
De maneira geral, o bacalhau combina com vinhos brancos não muito frutados, mas com corpo médio ou até bem estruturados, como Chardonnay ou Encruzado, e brancos jovens e com bastante frescor como os Vinhos Verdes, estilo elaborado na região do Minho, no norte de Portugal. Tintos jovens e leves, como os Pinot Noir e os elaborados com cortes de uvas portuguesas, também são uma ótima opção. Não é de se estranhar: vinhos tintos são a preferência dos portugueses para acompanhar as bacalhoadas. Rosés estruturados e não muito frutados, assim como espumantes são verdadeiros coringas para harmonizar com bacalhau.
♦ VINHOS PARA O DOMINGO DE PASCOA - Para muitos, um almoço de domingo com um prato principal espetacular e uma variedade de acompanhamentos é uma característica da Páscoa. Cordeiro assado é uma opção muito popular, proporcionando uma oportunidade de abrir alguns vinhos ricos e estruturados. O cordeiro assado, seja comido pelo simbolismo ou simplesmente pela tradição, é sem dúvida a melhor escolha para o almoço ou jantar de Páscoa.
Claro, há muitas, muitas receitas, mas esfregado com uma mistura de alho e alecrim, e servido malpassado, é uma preparação comum. Nas harmonizações, há muita flexibilidade aqui. Pinot Noir e Chianti Classico são harmonizações populares, e eu gosto de Syrah por seu tempero apimentado e notas defumadas para complementar os sabores de caça do cordeiro e o toque de alecrim, muitas vezes acompanhado de geléia de hortelã. O tanino destes vinhos pode cortar a gordura da carne criando uma harmonização equilibrada, já que o cordeiro em tese não é uma carne muito gorda. Você também pode experimentar vinhos da uva Tempranillo, com notas de frutas vermelhas maduras e couro, ou um Nebbiolo, com sua cereja e anis característicos.
Vinhos de aromas e sabores mais complexos vão bem com carne de caça. Nessa harmonização, destacam-se notas de couro, incenso, tabaco, castanhas, que se complementam muito bem com carne de javali, coelho, cordeiro e faisão. Caso você resolva fazer a carne de coelho, por exemplo, que também é uma figura clássica dessa época do ano, vale harmonizá-la com um bom tinto.
♦ VINHOS PARA ACOMPANHAMENTOS OU PETISCOS DE PÁSCOA - Acompanhamentos comuns apreciados com pratos principais de Páscoa incluem gratinados de batata com queijo e legumes assados. Com essas comidas de estilo reconfortante, experimente vinhos espumantes com acidez para refrescar o paladar. Um prosecco ou um espumante nacional será uma escolha especialmente boa. Se você estiver introduzindo cenouras ou aspargos glaceados com mel ao menu, um Riesling ou Sauvignon Blanc fresco harmonizará muito bem.
♦ VINHOS PARA ACOMPANHAR MASSAS - As massas são uma ótima opção para o momento de Páscoa e aqui sugerimos alguns vinhos para harmonizar.
Macarrão, lasanha e outras opções de massas são bem-vindas, podendo ser de molho branco ou vermelho. Nesse sentido, você pode apostar no Cabernet Sauvignon para as opções mais fortes (principalmente o molho vermelho ou bolonhesa) e um Chardonnay para os molhos mais leves (molho branco, por exemplo).
♦ VINHOS PARA HARMONIZAR COM O CHOCOLATE - A Páscoa não estaria completa sem assados e guloseimas de chocolate. Para as dezenas de ovos de Páscoa que são presenteados e recebidos, não há melhor combinação do que chocolate e vinho fortificado como o Porto. O Porto Tawny é muito versátil nestas horas, e um Porto Ruby acompanhará muito bem tortas com chocolate amargo.
Então, que tal aproveitar e provar um prato típico da Páscoa com um vinho sugerido pelo Vinotícias? Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não do artigo!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação ao tema).
Comments