Vega-Sicilia é uma das mais prestigiadas vinícolas da Espanha. Segundo o Guia Peñin, a “Vega Sicília produz os melhores vinhos da Espanha”. A vinícola foi fundada em 1864, por Eloy Lecanda e representa uma verdadeira lenda na história do vinho tinto espanhol.
Ao longo de sua história, a vinícola tem pertencido a diferentes proprietários, mas manteve uma personalidade inquestionável, elaborando vinhos elegantes, concentrados e destinados à maturidade.
Em 1982, El Enebro SA, uma empresa da família Mezquíriz Álvarez, adquiriu a vinícola e os vinhedos do empresário venezuelano Miguel Neumann e desenvolveram uma modernização das técnicas de vinificação exigidas pelo setor do vinho com o processo tradicional de produção. A área das vinhas foi ampliada e as antigas videiras de quase meio século de idade foram replantadas.
● Corte de uvas: Corte de 80% Tempranillo, 13% Cabernet Sauvignon, 5% Merlot e 2% de castas não declaradas.
● Notas de Degustação: cor rubi ainda de boa intensidade. Aromas evoluídos de frutas vermelhas e negras, nota de mentol, muita especiaria doce como baunilha, defumados, couro, café e tabaco. Um vinho de grande complexidade aromática. No paladar se mostra muito elegante, com taninos macios, bela textura, volume de boca e qualidade. A acidez e álcool estão na medida e a madeira muito bem integrada ao conjunto. Com o tempo de taça aparecem os toques tostados, de baunilha e coco. Um vinho longo, com fim de boca de bom frescor e concentração de sabor.
● Estimativa de Guarda: estava num ótimo momento para ser bebido, mas certamente aguentaria mais alguns anos.
● Reconhecimentos Internacionais: 96RP; 96 WS; 95WE.
● Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas, filé mignon, aves e carnes de caças assadas, risotos de cogumelos.
● Serviço: servido entre 16 e 17ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.
● Faixa de Preço – Estelar
● Bebido em comemoração ao aniversário de 60 anos de um amigo.
Comments