Considerada uma das vinícolas mais importantes da Espanha, a Vega Sicília é reconhecida como uma criadora de vinhos ícones.

Os terrenos que viriam a ser Vega Silicia, foram disputados durante anos entre Peñafiel e o Mosteiro de Valbuena e foi em 1477 que os monges e o conselho chegariam a um acordo. Estes últimos teriam a jurisdição e as terras aráveis e os monges teriam a cobertura florestal. Mas foi em 1577 que o nome Vega de Sicilia apareceu pela primeira vez na história, quando se referia à propriedade. Durante séculos a propriedade foi explorada e comprada ao Marquês de Valbuena, por Toribio Lecanda em 1848, onde o seu filho Eloy Lecanda, começa a produzir vinho de forma profissional na adega da propriedade.
Assim, surge a necessidade de construir instalações, escritórios e armazéns de envelhecimento. O objetivo seria produzir vinho de qualidade igualável ao produzido em Bordeaux. Em 1982, a família Álvarez compra a propriedade mantendo-se fiel ao objetivo, ou seja, só é produzido vinho em anos de colheita excepcionais.
Essa propriedade produz os melhores tintos espanhóis na opinião de vários críticos e jornalistas. A propriedade faz três grandes vinhos: o Vega Sicilia Único, o Vega Sicilia Valbuena 5º año e o não safrado Vega Sicilia Reserva Especial. São tintos que têm a uva Tinta del Pais (nome da Tempranillo em Ribera del Duero) como espinha dorsal. O Único, de certa forma, pode ser comparado com o Petrus, pois ambos talvez sejam os dois mais longevos vinhos disponíveis no mundo. Eles não só resistem ao tempo, mas, com o passar dos anos, melhoram de maneira impressionante.
Esse é ícone da vinícola e não tem ano no rótulo. Essa versão é composta a partir das safras 1990, 1991 e 1996. As uvas são colhidas e, vinificadas por parcela, com rendimentos a rondar os 25hl/ha num ano normal. Existem 19 tipos de solo diferentes e 62 parcelas específicas na propriedade, onde a influência do rio Douro é fundamental. Apenas 40ha dos 210ha são tradicionalmente utilizados para criar o Único e seu primo multisafras - o Reserva Especial. O melhor do que sobrou do vinhedo vai para Valbuena, mais acessível.
Os 3 vinhos do Reserva Especial são compostos majoritariamente a partir de Tempranillo, acrescido de Cabernet Sauvignon, com fermentação sem adição de leveduras exógenas em tanques abertos de carvalho e posterior estágio de quase 6 anos em barricas novas e usadas de carvalho francês e americano de 225 litros. Depois é feito o blend e o vinho final é engarrafado. Diferentemente do Único, que costuma ser mais introspectivo quando jovem, o Reserva Especial tem a virtude de ser mais exuberante e acessível, mesmo em sua juventude. Um vinho sublime, que merece paciência e atenção para aproveitá-lo ao máximo na taça.
● Composição de Uvas: Corte predominante de Tempranillo com toque de Cabernet Sauvignon.
● Notas de Degustação: Rubi mais claro, caminhando para o granada e denotando evolução. A mescla impressiona pela qualidade e nitidez de suas frutas vermelhas e negras, maduras no ponto certo, acompanhadas de notas florais, de ervas secas, de chá preto e de especiarias doces. A boca merece atenção, com seus taninos firmes e de grãos finíssimos e sua ótima acidez, conferindo fluidez e profundidade ao vinho. Repleto de camadas de aromas e de sabores, tem final preciso, complexo, elegante e muito persistente, com toques terrosos, de ameixas, de cerejas negras, de grafite, de tabaco e de alcaçuz. Memorável.
● Estimativa de Guarda: Estava num ótimo momento para ser bebido, mas em geral é feito para vencer o tempo, e melhorar no decorrer dos próximos 50 anos.
● Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas, filé mignon, cordeiro, aves e carnes de caças assadas, risotos de cogumelos.
● Serviço servir entre 15 e 17º C. (Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Valor: Estelar.
● Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100. Bebido numa Confraria entre amigos.
Kommentarer