Morro do Chapéu, localizada na zona oriental da Chapada Diamantina, a 400 km de Salvador, é um tesouro ainda a ser descoberto pelos turistas! O entorno da cidade é rico em belezas naturais diversas, como a Cachoeira do Ferro Doido e a Gruta dos Brejões – e, ainda por cima, abriga uma das maiores concentrações de orquídeas do estado. Além disso, produz tomate, morango, rosa do deserto e uva.
Estando a mais de mil metros acima do nível do mar, tem clima agradável, sendo, inclusive, considerada uma das cidades mais frias do estado da Bahia. Localizada em Morro do Chapéu, a vinícola VAZ é um projeto desenvolvido numa área de 20 hectares, onde estão plantadas diversas castas como: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah, Cabernet Franc, Merlot, Chardonnay, Viognier, Sauvignon Blanc e Niágara.
Localizada numa região entre 900 e 1150 metros acima do nível do mar e com clima e solo que se assemelham a região de Mendonza, na Argentina, tem dias bem quentes e noites com temperaturas mais amenas e agradáveis. Clima perfeito para produção de belos vinhos, como esperam os que apostaram nesse projeto fantástico.
Trata-se de um projeto audacioso que envolve a construção futura de um condomínio de casas, onde terão seus próprios mini-vinhedos em seus quintais, e os proprietários poderão aprender a cultivas e produzir seus vinhos pessoalmente.
Com produção desde 2015, quando teve sua primeira colheita, começou comercialmente a vender seus vinhos na safra 2017. Produz espumantes Brut e Moscatel, e tintos Malbec, Syrah e um blend de Malbec e Syrah.
Vencedora da 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) e da 4ª edição da Grande Prova Sucos de Uva do Brasil, a vinícola baiana VAZ, teve na categoria de vinhos, o prêmio para o Tinto Malbec. Já nos rótulos de espumantes os premiados foram o Brut Branco Charmat e o Brut Rosé Charmat, os dois de 2019.
● Uvas: corte de Malbec, Sauvignon Blanc e Viognier
● Notas de Degustação: de cor rosa cobreada, de mais intensidade e boa perlage. Nariz muito intenso, com notas de frutas vermelhas como morango, framboesa, cereja. Em boca, repete o perfil aromático, com ótimo frescor e persistência. Gostei muito.
● Estimativa de Guarda: prefiro beber este tipo de espumante sempre no frescor da fruta.
● Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com bruschettas, petiscos de entradas, frutas secas, frios embutidos e defumados. Queijos de cabra e queijos de meia cura.
● Serviço: servi entre 7 e 8ºC, numa taça grande de estilo Bordeaux, para provar mais dos aromas.
● Faixa de Preço – Desconhecido
● Em BH: Presente de uma amiga baiana!!!
Comments