A Boekenhoutskloof foi fundada em 1776, tornando-a uma das vinícolas mais antigas da África do Sul.
O nome vem do canto mais distante da bela Franschhoek e significa "Schlucht des Boekenhout" (Desfiladeiro de Boekenhout. A palavra Boekenhout pode ser traduzida como uma faia (árvore) nativa do Cabo muito valorizada na fabricação de móveis.
Em 1993, a vinícola foi vendida e os novos proprietários introduziram um novo programa de plantio de vinhedos que agora inclui as castas: Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Grenache, Semillon e Viognier. Marc Kent está comprometido com o desenvolvimento contínuo e o crescimento da vinícola, experimentando o não convencional - seu foco principal é nessa qualidade em todos os níveis e em todos os detalhes.
A maioria das vinhas de Syrah, Garnacha e Cinsault provêm da área de Swartland, uma terra cálida e árida com videiras que afundam bem as suas raízes no subsolo. A Cabernet Sauvignon provém de vinhedos nas zonas de Franschhoek e a histórica Stellenbosch. Cada casta é maturada separadamente, por um período de 11 a 12 meses. Syrah e Cinsault em uma combinação de foudres e barricas de carvalho francês de 2.500 litros. Grenache em demi-muids temperados de 600L. Cabernet Sauvignon em barrica nova de carvalho francês. Um vinho com muita personalidade.
● Composição de Uvas: 73% Syrah, 11% Grenache, 8% Cinsault, 7% Cabernet Sauvignon, 1% Viognier.
● Notas de Degustação: Cor rubi escuro, profundo. Aromas intensos de amora, ameixa e lavanda, com toques terrosos. A abundância de aromas e o caráter terroso do nariz seguem generosamente para um paladar poderoso, com uma exuberante geleia de mirtilos, ameixas maduras, groselhas pretas e cerejas. Os taninos macios preparam para o sabor de pó de cacau, adicionando textura e complexidade a um paladar médio, saboroso, complementando perfeitamente as frutas escuras vivas, o álcool e a acidez. Apesar de ser um vinho robusto e estruturado, é ao mesmo tempo equilibrado e elegante. Imensa complexidade de frutas pretas, especiarias, pimenta branca, alcaçuz e notas de lavanda persistem num final aveludado e que convida ao segundo gole.
● Estimativa de Guarda: Beba agora ou até 2030 (a guarda do vinho sugerida é de 10 anos).
● Reconhecimentos da Crítica Especializada: 92 Tim Atkin; 90 Robert Parker.
● Notas de Harmonização: Ótimo ainda para acompanhar carnes vermelhas assadas ou grelhadas com molhos consistentes, ensopados, carnes de caça, cordeiro e queijos duros.
● Serviço: servir entre 16 e 17ºC.
● Faixa de Preço – $$$$
● Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100