top of page

PSI 2017 DOMÍNIO DE PINGUS – RIBERA DEL DUERO - ESPANHA

Foto do escritor: Vinotícias - Marcio OliveiraVinotícias - Marcio Oliveira

O vinho é chamado de PSI por causa da 23ª letra do alfabeto grego.


PSI é um projeto de Peter Sisseck e produtores locais, seguindo os preceitos da viticultura orgânica e biodinâmica. Uvas provenientes de vinhedos localizados em Ribera del Duero e videiras com mais de 30 anos de idade, cultivadas em micro parcelas, com técnicas biodinâmicas.


Tendo estabelecido Pingus como uma nova referência para a grandeza do vinho espanhol, Peter Sisseck embarcou em uma nova busca: produzir um vinho que capturasse a alma de Ribera del Duero. E ele tornou essa visão uma realidade ao aproveitar a paixão dos produtores da região que, por muito tempo, não tiveram as ferramentas, o capital e a visão para fazer um vinho que fosse verdadeiramente "deles". E assim, Psi nasceu. Começou como uma ideia utópica. Nasceu da crença apaixonada de Peter na agricultura orgânica e biodinâmica, bem como de sua gratidão à região por dar a um jovem enólogo dinamarquês a oportunidade de fazer o vinho indiscutivelmente mais cobiçado da Espanha. E essa ideia ganhou ainda mais urgência quando ele viu os vinhedos mais antigos da região desaparecerem.


Composição de Uvas: Tempranillo (90%) e Garnacha (10%). Maceração e fermentação realizadas em cubas de cimento. Leveduras autóctones. Fermentação malolática completa. Permanece por 18 meses em foudres de madeira de 5.000 litros e barricas usadas anteriormente para produção do Pingus e Flor de Pingus.


Notas de Degustação: Vinho rubi intenso. Aromas complexos e intensos de frutas vermelhas e negras maduras, de especiarias, florais, de ervas e de fumo. Estruturado e carnudo, mostra-se harmonioso no paladar, com acidez refrescante, taninos numerosos e de ótima textura e final persistente, com toques de amoras e de violetas. Em resumo, um vinho delicioso, que recomendo ter uma segunda garrafa por perto.


Reconhecimentos Internacionais: Está safra recebeu 94 pontos de James Suckling.


Estimativa de Guarda: 10 anos.


Notas de Harmonização: Por ser um vinho eminentemente gastronômico, acompanhará bem carnes vermelhas assadas ou grelhadas, pratos de caça, cordeiro e queijos fortes.


Serviço: servir entre 15 e 17º C (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Faixa de Preço – $$$$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

コメント


bottom of page