PIAN DELLE VIGNE BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG 2016 – ANTINORI – TOSCANA – ITÁLIA
- Vinotícias - Marcio Oliveira
- há 21 horas
- 3 min de leitura
Responsáveis pela produção de alguns dos melhores vinhos da Toscana, a Antinori não poderia deixar de ter um representante em Montalcino. Este vinho expressa todo o potencial e tipicidade da região. Produzido pela primeira vez em 1995, Pian delle Vigne é um dos Brunellos mais importantes do mercado e, sem dúvida, um dos mais apreciados.

Em seus mais de 600 anos de história, a Antinori tem apresentado ao mundo uma verdadeira experiência imersiva na união entre singularidade e sofisticação que se inicia pelo paladar. O nome da família toscana é um dos mais tradicionais da Itália. E os vinhos da vinícola Antinori fazem parte da Tenuta Tignanello. Não é à toa que, por onde seus rótulos passam, eles inspiram admiração, respeito e, claro, vivência peculiar de degustação.
Afinal, estamos falando de várias gerações que, desde o século XII, estão ligados ao mundo do vinho. Mais do que produzir vinhos em regiões clássicas, a Antinori tem nos mostrado que é possível encontrar o equilíbrio perfeito entre tradição e modernidade.
A família Antinori dedica-se à produção de vinho há mais de seiscentos anos: desde 1385, Giovanni di Piero Antinori se tornou parte da Arte Florentina dos Vinattieri. Ao longo da sua longa história, de 27 gerações, a família Antinori sempre geriu diretamente seu negócio com escolhas inovadoras e por vezes corajosas, mas sempre mantendo o respeito pelas tradições e pelo território. Em 1506, precisamente no dia 2 de fevereiro, Niccolò di Tommaso Antinori, um dos homens mais promissores e influentes de Florença na época, comprou o Palazzo Antinori (na época chamado Palazzo Boni) por 4.000 florins.
A Tenuta Pian delle Vigne está localizada a 6 km a sudoeste de Montalcino. A propriedade é constituída por 184 hectares, 65 dos quais são vinha e representa a interpretação pessoal e profunda dos Marchesi Antinori, espelhando-se num vinho tão prestigioso e tradicional como o Brunello. Esta propriedade em Montalcino da Família Antinori foi adquirida em 1995, o ano da primeira colheita de Brunello Pian delle Vigne.
● Composição de Uvas: Elaborado com 100% uvas Sangiovese Grosso. As uvas são cuidadosamente selecionadas durante julho um pouco antes da colheita normal. Isso permite que os cachos deixados nas videiras obtenham o grau certo de maturação. Em seguida, as uvas desengaçadas e prensadas, sendo colocadas em tanques de aço onde inicia a fermentação alcoólica que dura 15 dias a 27°C. O vinho obtido faz a fermentação malolática e inicia seu período em barricas de carvalho de 30 a 80 hl. Após dois anos de envelhecimento, o vinho é engarrafado na segunda quinzena de janeiro.
● Notas de Degustação: De coloração rubi intenso, ao nariz, entrega aroma amplo e com toques de especiarias, frutas vermelhas e toque de tabaco e cacau. Na boca, é um vinho intenso, bem equilibrado, com final longo e persistente. Um vinho muito equilibrado, complexo e elegante!!! Uma pena não ter uma segunda garrafa por perto.
● Estimativa de Guarda: Já está pronto para beber e deve evoluir por mais alguns anos.
● Notas de Harmonização: Harmoniza com cordeiro, carnes vermelhas grelhadas e assadas, pratos com aves, como coq au vin, cogumelos, além de embutidos e queijos maduros, queijos curados.
● Reconhecimentos: 93RP, 94 WE (Wine Enthusiast).
● Serviço servir entre 16 e 18º C. (Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Valor: $$$$$
● Trazido de Viagem e compartilhado em degustação.
Kommentare