top of page

PERA MANCA BRANCO 2016 – ÉVORA – DOC ALENTEJO – PORTUGAL

Foto do escritor: Vinotícias - Marcio OliveiraVinotícias - Marcio Oliveira

O Pêra-Manca é a marca que a Adega Cartuxa destina aos vinhos de exceção. O Pêra-Manca branco foi produzido pela primeira vez em 1990.


Produzido a partir de uma seleção das castas Antão Vaz e Arinto, plantadas nas vinhas da Fundação Eugénio de Almeida. Quando as uvas atingem o estado de maturação ideal são colhidas e transportadas para a adega, onde se inicia o processo tecnológico: desengace total e ligeiro esmagamento, prensagem, arrefecimento e clarificação do mosto.


Uma parte do lote fermenta em depósito de aço inox, fermentando a outra parte em barricas de carvalho francês, à temperatura controlada de 16ºC. Após a fermentação segue-se um estágio sobre borras finas com batonnage periódica, durante 12 meses. Por fim, procede-se a filtrações, loteamentos (assemblages), estabilização tartárica e proteica, filtração final e engarrafamento a que se segue um estágio final de 6 meses em garrafa.


Composição de Uvas: Este vinho tem por base as castas Antão Vaz e Arinto.


Notas de Degustação: Vinho com excelência de qualidade e individualidade, num estilo muito próprio que marca a diferença e define esse clássico do Alentejo. De cor amarela evoluindo para alguns halos dourados, com aromas muito intensos e elegantes, longos e persistentes de limão siciliano, notas minerais, toque herbáceo muito sutil, fino e muito complexo. Paladar macio, seco, com um bom corpo, fresco e muito harmônico. A madeira da vinificação em barrica está muito bem integrada ao conjunto sob a forma de uma nota de baunilha. Um vinho clássico, que já havíamos provado em 05/02/2020 e quatro anos depois está surpreendendo com sua complexidade e elegância!!!


Reconhecimentos Internacionais: Está safra recebeu 95 WE.


Estimativa de Guarda: apesar de estar evoluído, o que aumentou sua elegância e complexidade, o vinho mostra que ainda pode ficar em guarda na adega por mais 5 anos.


Notas de Harmonização: Por ser um vinho eminentemente gastronômico, acompanhará bem pratos finos de peixe como o robalo ou camarão a provençal, ostras gratinadas, bacalhau, lagosta e lagostins, linguado, hadoque, massas com vôngole, frutos do mar e carnes brancas.


Serviço: servir entre 8 e 12º C (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Faixa de Preço – $$$$$


Em BH – Via Vinhos – Antonio Salles - (31)3271-5074 / 2515-9721 – viavinhos@gmail.com

Comments


bottom of page