A Quinta do Vale Meão é um fantástico produtor que, em pouco tempo, se tornou um dos maiores nomes de Portugal. Chamado de “Barca Nova”, pois é produzido com uvas dos mesmos ótimos vinhedos que produziam o Barca Velha até o ano 2000.
Recentemente, Quinta do Vale Meão foi considerado pela Revista de Vinhos (de Portugal) como o melhor vinho tinto de Portugal, em uma prova na qual participaram 27 dos maiores tintos lusitanos.
Em 1971 a Quinta do Vale Meão usou os decursos da desapropriação da Barragem da Valeira para o plantio de uvas autóctones, privilegiando a Touriga Nacional, que não época havia sido quase abandonada na região do Douro devido à sua baixa produtividade. Hoje, a Touriga Nacional é uma das castas mais emblemáticas de Portugal e as vinhas já antigas da Quinta do Vale Meão são um patrimônio invejável para produção de grandes vinhos.
As uvas são pisadas artesanalmente. A fermentação é feita em barricas por mais ou menos 10 dias. O vinho madura pot15 meses em barricas de carvalho francês usadas de 225 litros.
● Corte de uvas: 100% Touriga Nacional.
● Notas de Degustação: Vinho tinto com cor escura, profunda. Os aromas lembram floral de violetas e depois a fruta cítrica madura. No paladar os sabores repetem o perfil floral, com taninos macios, acidez viva, dando muita elegância e equilíbrio ao vinho. Fim de boca persistente e elegante. 14% de Álcool.
● Estimativa de Guarda: a vinícola marca mais de 10 anos de guarda. Portanto, foi bebido num bom momento, mas ainda aguenta mais 3 a 4 anos.
● Notas de Harmonização: vai muito bem com carnes vermelhas e de caças, carnes de aves, galetos, massas com molhos com base em carne, risoto de cogumelos, além de queijos meio maduros de sabor intenso e cogumelos.
● Reconhecimentos da Crítica: 93RP, 92WS,
● Serviço: servir entre 16 e 18ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux e decante por pelo menos 60 minutos).
● Faixa de Preço - $$$$$
● Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100