MAISON CHAMPY PERNAND-VERGELESSES CLOS DE BULLY 2020 – COTE DE BEAUNE – BORGONHA – FRANÇA
- Vinotícias - Marcio Oliveira
- há 6 minutos
- 2 min de leitura
A Maison Champy é uma casa comercial de vinhos da Borgonha, fundada em 1720 por Aimé Champy, sendo considerada a empresa mais antiga da região. A Bouchard Père et Fils, fundada em 1731 é considerada a segunda empresa mais antiga.

A empresa é um monumento histórico no centro de Beaune, a capital do vinho da Borgonha. A Maison Champy participou de várias exposições internacionais, como as de Amesterdam, Paris (1889), Moscou e Paris (1900).
De olho na expansão do mercado, a família Champy priorizou a participação nas Exposições Universais, grandes marcos de inovações na época. Em 1889, durante a Exposição Universal de Paris, na qual foi inaugurada a Torre Eiffel, Champy se encantou com a Dama de Ferro, e não hesitou em chamar o ousado responsável pelo projeto, Gustave Eiffel. Nascido na Borgonha, Eiffel chega à Maison com a missão de modernizar as instalações. As vigas de ferro aparente, criadas por Eiffel, ainda são as que hoje sustentam o prédio da vinícola.
Foi na Maison Champy que o famoso cientista Louis Pasteur montou um laboratório e desenvolveu o método da Pasteurização. Os vinhos da Maison Champy são importados para o Brasil pela World Wine.
A partir de 2005, a Maison Champy começou a converter seus vinhedos para a agricultura biodinâmica. A partir de 2016, a Maison Champy passou a ser gerida pelo grupo Advini.
A Maison Champy possui vinhedos nas colinas de Corton, em 1er Cru de Beaune e no Clos de Bully, em Pernand-Vergelesses. Uma visita à Maison Champy inclui a visita às caves do século XV e uma degustação. É possível ver garrafas de vinhos de 1858, 1865, 1872 e outras.
● Composição de Uvas: 100% Pinot Noir. Maturado por 1 ano em barricas de carvalho, sendo 25% novas.
● Notas de Degustação: Cor rubi claro típico da Pinot. No nariz, o vinho mostra frutas vermelhas e pretas frescas, como groselhas e amoras, notas herbáceas e de especiarias, como pimenta-branca, além de toques defumados e de baunilha. Corpo médio, com taninos maduros e ótima acidez. Seu final é marcado pelas frutas vermelhas e pretas, notas defumadas e toques minerais. Refinado e preciso. Em resumo, um pinot noir “delicioso”,
● Estimativa de Guarda: Já está pronto para beber. Tempo de guarda sugerido pela vinícola é de 10 anos.
● Notas de Harmonização: vai bem com cordeiro, carnes vermelhas grelhadas e assadas, pratos com aves, como coq au vin, cogumelos, além de embutidos e queijos maduros, queijos curados. Acompanhou muito bem um Arroz de Pato preparado pela Chef Carol Machado.
● Reconhecimentos: 90WS – 94AD (WS: Wine Spectator I AD: Revista Adega).
● Serviço servir entre 15 e 17º C. (Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Valor: $$$$
● Em BH – WORLD WINE – Loja Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - São Pedro - Tel. 31 3889-9405/9407
留言