top of page

JOSEPH DROUHIN SANTEENAY 2020 – COTE DE BEAUNE - BORGONHA - FRANÇA

Foto do escritor: Vinotícias - Marcio OliveiraVinotícias - Marcio Oliveira

Joseph Drouhin é um dos mais antigos e reputados produtores da Borgonha. A maison foi fundada em 1880 e pertence até hoje à família Drouhin, com uma longa e consistente tradição de vinhos que se destacam entre os melhores de cada denominação.


Suas caves são consideradas patrimônio histórico da França e incluem a antiga adega dos Cardeais de Beaune (século 13), as adegas dos Duques da Borgonha (século 14) e as adegas dos Reis da França em Beaune (século 16). Capitaneada atualmente pela quarta geração da família - representada pelos irmãos Philippe, Laurent, Frédéric e Véronique, enóloga-chefe da vinícola - a maison continua a escrever sua história de excelência.


Santenay está localizada no sul de Côte de Beaune e dá origem a alguns vinhos de ótima relação qualidade/preço. Este vinho de Joseph Drouhin é bem típico dos tintos da Borgonha, com convidativas notas de frutas silvestres maduras e taninos que ajudam a limpar o palato.


Uvas provenientes de vinhedos de parceiros muito antigos da Maison Joseph Drouhin na região de Santenay. Colheita manual. Cultivo orgânico desde 1990 e biodinâmico alguns anos depois. Processo de maceração de 3 a 4 semanas. Pigeage “punch down” uma vez ao dia até a metade da fermentação. Remontagem uma vez ao dia até o final da fermentação.


Composição de Uvas:  100% Pinot Noir. Maturação por 12 a 15 meses em barris de carvalho francês (10% novos).


Notas de Degustação De visual límpido e cor rubi intenso com reflexos violáceos. No nariz mostra frutas vermelhas e pretas maduras, como morangos, cerejas e amoras, notas florais, além de toques herbáceos. De corpo médio, feito em estilo de frutas vermelhas mais maduras, com sua boa acidez e seus taninos firmes e de boa textura trazendo equilíbrio ao conjunto e certa fluidez ao vinho. O final de boca mostra boa complexidade, num vinho elegante e final de boca persistente, suculento e com toques terrosos. Um Pinot Noir fácil de beber e gostar e que pode surpreender, com excelente relação custo x benefício.


Estimativa de Guarda: está excelente para ser bebido neste momento e creio que pelos próximos 2 anos (guarda sugerida por 5 anos).


Notas de Harmonização: Acompanha muito bem receitas de pato, principalmente o clássico magret. Por ser bastante versátil, combina com carnes vermelhas grelhadas e assadas, carnes de aves, o próprio pato, carnes suínas, embutidos e queijos meio maduros.


Serviço: servir entre 15 e 16º C (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Faixa de Preço – $$$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

Comments


bottom of page