top of page
Foto do escritorVinotícias

EXISTE O TAL VINHO DE VERÃO?

Apesar da chuvarada que vem caindo na cidade, em breve o verão mostrará a sua face quente e ensolarada. E a grande pergunta que vem à tona neste momento é se realmente existem vinhos para o verão? Para compensar o calor, que tal preparar almoços à beira da piscina, ou nas varandas, aproveitando para provar vinhos com a família e amigos.




De certo, para refrescar o calor dos dias, nada melhor que vinhos espumantes, brancos e rosés. Mas será que há tintos na pauta?


Os espumantes já estão presentes nas nossas taças desde as festividades do Final do Ano. Os espumantes são servidos em temperaturas baixas, e a presença do gás carbônico aumenta a sensação refrescante. Além disto, combinam muito bem com frutas, saladas e carnes brancas, que são boas opções para esta estação.

Se você quiser uma boa opção para fugir dos espumantes, prove um “Vinho Verde”. Na realidade, poucos vinhos brancos são tão refrescantes e versáteis como os Vinhos Verdes, que evidentemente não tem nada a ver com esta cor. Eles são feitos na região do Minho em Portugal, com castas únicas, onde a acidez é muito importante.

Uma boa vantagem em relação aos Vinhos Verdes é que eles são geralmente acessíveis. Prefira-os jovens porque assim o frescor estará garantido. Mas se o bolso permitir, aproveite para provar um Alvarinho, e neste caso, a longevidade é maior.


A temperatura de serviço deve estar entre 8 a 11ºC. Pense na temperatura mais alta para os Alvarinhos para provar a mineralidade e complexidade destes vinhos. Aproveite para verificar sua versatilidade, pois se os Vinhos Verdes podem ser bebericados à beira da piscina ou da praia, acompanham muito bem os frutos do mar, peixes, embutidos, carne de aves e suínos, cozinha asiática, podendo ainda harmonizar com massas e aperitivos. Em resumo, são vinhos que refrescam o corpo sem pesar no bolso !!! Saúde !!!


Na semana que vem continuaremos a falar sobre os vinhos para o verão !!!

6 visualizações

Comments


bottom of page