A Lidio Carraro é uma vinícola boutique de propriedade familiar, de descendentes de imigrantes italianos que se dedica no ramo da viticultura há mais de cinco gerações. A instalação inicial foi construída no Vale dos Vinhedos e expandiu depois para vinhedos em Encruzilhada do Sul.
Elaborado a partir das castas Touriga Nacional e Tannat, as uvas são identificadas por meio do mapeamento de parcelas do solo para compor um vinho diferenciado. A fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável, seguindo o sistema tradicional de vinificação, em um período de maceração total variando entre 14 a 22 dias. Para a Touriga Nacional é realizada uma maceração pré fermentativa à frio por cerca de 72 horas antes da fermentação.
Os vinhos são produzidos separadamente e cortados de acordo com as características de cada um. Após a fermentação malolática e decantação, é definido o percentual de cada vinho e o assemblage permanece por mais 12 meses nos tanques até o seu engarrafamento. Este vinho realiza, no mínimo, 4 anos de afinamento na garrafa antes de ser comercializado. O vinho não é filtrado com o objetivo de manter intactas as suas características naturais.
● Notas de Degustação: De cor rubi caminhando para o granada, mostrando a evolução e a idade do vinho. Os aromas mostram frutas vermelhas maduras (amora e ameixa), com notas florais, que lembram violetas e toques de alcaçuz e chocolate (mas curiosamente, o vinhos não passa por barrica). Os taninos ainda estão presentes na boca, sem incomodar, nota de canela. Perfil bastante gastronômico, com boa persistência em boca. Corte de 75% de Touriga Nacional e 25% de Tannat.
● Estimativa de Guarda: Creio que foi bebido no momento ideal. A vinícola sugere guarda por 8 anos, mas a presença dos taninos garantiu 12 anos neste caso.
● Notas de Harmonização: Um vinho de bom corpo, que combina com carnes grelhadas picanha recheada, risoto de paio e linguiça com couve, costela no bafo, cupim assado, barreado, lasanha gratinada.
● Serviço: servir entre 16ºC.
● Bebido no aniversário de um amigo.
Comments