É possível definir Catena Zapata em apenas uma frase: O melhor produtor da Argentina. Quem afirma são os críticos. Entre eles, Jancis Robinson, que o considera “o maior e mais confiável nome da Argentina”; Robert Parker confirma afirmando que “Catena representa o máximo em vinhos da América do Sul”; para a Wine Spectator, é o “líder inquestionável em qualidade na Argentina”.

São muitos os feitos da Catena. De criador do primeiro vinho argentino de classe mundial, nos anos 1990, aos primeiros vinhos tintos e brancos de parcela única, reconhecidos entre os especialistas como os primeiros 'grands crus' da América do Sul, o produtor foi também o responsável por realizar a primeira grande seleção clonal científica da Malbec, dando origem a exemplares bem mais finos, concentrados, com taninos sedosos, em um estilo que serviu de inspiração para outros produtores, inclusive na França, berço da variedade.
O rótulo, com um design clássico e elegante, reflete a tradição e a sofisticação do vinho. "DV" significa "Domingo Vicente", uma homenagem ao avô de Nicolás Catena, Domingo Vicente Catena, um dos pioneiros na produção de vinhos de alta qualidade na Argentina. A designação dupla "Malbec-Malbec" indica a seleção de uvas de vinhedos específicos, buscando a expressão máxima da casta.
● Composição de Uvas: 100% Malbec sendo parte do Vinhedo Angélica e parte do Vinhedo la Piramide. Fermentação em taques de aço inoxidável com controle de temperatura por 14 dias e maceração por 25 dias. Maturado por 18 meses em barrica de carvalho francês, sendo 50% novas.
● Notas de Degustação: cor vermelho rubi profunda e aromas intensos de frutas negras maduras, como ameixa e amora, notas de especiarias, como pimenta preta e violeta, e toques sutis de chocolate e tabaco, o DV Catena Malbec encanta com sua riqueza e profundidade. Em boca, é encorpado e estruturado, com taninos firmes e final persistente. Um vinho extremamente agradável de beber.
● Estimativa de Guarda: Pronto para beber. Aproveite do sabor frutado do vinho. Guarda sugerida de 10 anos após a safra.
● Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas, filé mignon, cordeiro assado, aves e carnes de caças assadas, risotos de cogumelos, massas com molhos ricos e queijos curados.
● Serviço servir entre 15 e 17º C. (Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Valor: $$$
● Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100
Comments