Cuvée Constance é fruto da parceria entre Jean-Luc Thunevin e a família Calvet. Mas quem é Thunevin?
Jean-Luc e sua esposa Murielle Andraud Thunevin são franceses, trabalhavam em banco e um dia resolveram passar férias em Bordeaux. Como queriam mudar de vida e ter algo mais tranquilo, foram conversando com o pessoal da cidade e rapidamente foram convencidos a mudar para lá. Como comprar uma parcela de terra ou uma propriedade em Bordeaux é praticamente impossível pelos valores envolvidos, ele abriu um winebar e foi trabalhando, juntando dinheiro para depois conseguir uma pequena parcela de vinhedo para fazer seus próprios vinhos.
Comprou inicialmente 0,6 hectares e como não eram do ramo, ficavam indo nas vinhas todos os dias para terem certeza de que daria tudo certo e para que seus vizinhos pudessem conhecê-los. Começou vinificando na garagem de sua casa mesmo. A tática deu certo e em 1992 o crítico Robert Parker ficou curioso para saber quem era o casal que fazia vinho na garagem. Provou os vinhos de Thunevin e deu a maior nota de todos em Bordeaux neste ano. Em 1993 o fato se repetiu. Com isso os vinhos Valandraud explodiram no mundo inteiro e hoje eles têm a assessoria de Michel Rolland e contam com um time enxuto, mas bem maior do que era anteriormente.
Outro ponto curioso é que desde o começo, Murielle Andraud (esposa de Jean-Luc) é quem está nos vinhedos o tempo todo. Tem duas parcelas que só ela que entra e faz a poda. Ela que decide quando vai ser colhida e ai de quem resolver colocar as mãos nas plantas dela. E assim fez-se a fama do Chateau Valandraud e dos vinhos de Thunevin que passaram a explorar outras áreas de produção, como a região de Roussillon.
● Composição de Uvas: 50% Grenache, 30% Syrah e 20% Carignan. Amadurecimento por 12 meses em tanques de concreto.
● Notas de Degustação: cor vermelho rubi intenso com reflexos violáceos. Aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, como cerejas, ameixas e groselhas, notas herbáceas e de especiarias, como pimenta-preta, além de toques florais, de alcaçuz, terrosos e minerais, o que demonstra uma bela complexidade. Na boca é médio-encorpado, com taninos macios e boa acidez. Seu final é marcado por frutas vermelhas e pretas maduras, especiarias e toques de alcaçuz. O segundo gole é praticamente imediato. Um vinho fácil de beber e gostar!
● Reconhecimentos Internacionais: Pontuações safra 2016 - 92 James Suckling e 93 Robert Parker.
● Estimativa de Guarda: está num momento excelente para ser bebido.
● Notas de Harmonização: Acompanhará bem pratos de carnes vermelhas grelhadas e assadas, cordeiro, carnes suínas, embutidos e queijos maduros.
● Serviço: servir entre 16 e 17º C (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Faixa de Preço – $$$
● Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407. Infelizmente esta garrafa estava na adega e no momento o vinho está indisponível na loja.
Comentários