top of page
Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

“CURIOSIDADES SOBRE O CHATEAUNEUF-DU-PAPE”

Dando continuidade ao artigo das curiosidades sobre os vinhos que trazem muitas perguntas e curiosidades, agora vamos escrever sobre CHATEAUNEUF-DU-PAPE.



No sul do Rhône, na França, a mais importante denominação de vinhos é a Châteauneuf-du-Pape. Foi na década de 1970 que houve um aumento significativo do número de produtores de vinho de boa qualidade no Rhône e, atualmente, os importantes tintos de Châteauneuf-du-Pape definem o sul da região. Inclusive, mais de 90% de seus vinhos são tintos, embora haja brancos e rosés.


O nome Châteauneuf-du-Pape, que em português significa “novo castelo do papa”, refere-se à época do século XIV em que o papa não residia em Roma, e sim na cidade de Avignon, localizada ao sul desses vinhedos, na própria França ao invés de Roma. O papa responsável por essa mudança de residência foi o francês Clemente V. Mais tarde, o seu sucessor João XXII, construiu uma nova residência papal de verão entre os vinhedos.


Châteauneuf-du-Pape é um vinho tinto eminente da região francesa do Vale do Rhône. Geralmente é feito de uma mistura de uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre, além de outras, resultando em um vinho complexo e encorpado com sabores fortes de frutas escuras, especiarias e ervas. É caracterizado por sua profundidade e valor de envelhecimento, é o ícone de seu terroir e frequentemente mostra toques de garrigue (uma formação vegetal constituída por arbustos, mais ou menos dispersos, gramíneas e herbáceas como o alecrim) e terra.

 

♦ POR QUE ELE É TÃO FAMOSO? - Châteauneuf-du-Pape é famoso por muitas razões. A primeira de todas, sua história gloriosa começando no século XIV, quando o Papa Clemente V mudou a corte papal para Avignon e promoveu a cultura da vinha na região. Em segundo lugar, este terroir em si é único devido aos galets (rochas arredondadas de vários tamanhos, seixos) que têm a capacidade de armazenar calor e passá-lo para as videiras, ajudando no amadurecimento das uvas. Os diversos tipos de solo da região e o vento mistral também auxiliam na boa saúde das uvas e na natureza complexa do vinho. Uma elevação de sua reputação também foi trazida pelos padrões de qualidade que os produtores de vinho mantêm, bem como as técnicas tradicionais de vinificação, para que os vinhos que produzem sejam dignos de envelhecimento e sejam valorizados pelos amantes do vinho em todo o mundo.

 

♦ POR QUE A GARRAFA DO VINHO CHATEAUNEUF-DU-PAPE TEM UM BRASÃO E RÓTULOS ESPECIAIS? - O brasão sob o rótulo mostra que o Chateauneuf-du-Pape não é um vinho qualquer. Em estilo gótico, o símbolo representa uma coroa papal protegida pelas chaves de São Pedro, o primeiro dos papas, que guarda a porta do reino dos céus. Geralmente, os produtores desta denominação costumam aderir ao brasão nos rótulos, porém, não é um símbolo obrigatório.

 

♦ POR QUE O CHATEAUNEUF-DU-PAPE É TÃO CARO? - O vinho Châteauneuf-du-Pape é celebrado por sua alta qualidade devido ao terroir especial da área, regulamentações de produção rigorosas e técnicas notavelmente intensivas em mão de obra utilizadas pelos produtores de vinho. Devido à pequena área de vinhedos e baixo rendimento por hectare, alta demanda e nome muito respeitado, os vinhos Châteauneuf-du-Pape são famosos por sua complexidade, longevidade e raridade, o que contribui para seu alto valor de mercado.

 

♦ QUANDO DEVO BEBER CHATEAUNEUF-DU-PAPE? - A complexidade dos vinhos Châteauneuf-du-Pape é ainda mais reforçada pelo envelhecimento que lhes permite expressar todo o seu potencial. Alguns podem ser bebidos jovens, mas mantê-los por 5 a 20 anos permitirá que o vinho harmonize seus sabores de forma deliciosa, expondo frutas ricas, especiarias e notas terrosas. Os vinhos brancos elaborados em Châteauneuf-du-Pape, conhecidos como Châteauneuf-du-Pape Blanc, apresentam grande intensidade aromática, relevando, no nariz, aromas de frutas brancas, como pêssego, notas florais, como de madressilva, além de nuances de especiarias, como anis-estrelado. A maior parte dos Châteauneuf-du-Pape Blanc são rótulos que devem ser consumidos ainda jovens. Mas existem exemplares que contam com um maior potencial de guarda, podendo envelhecer por até dez anos na garrafa.  


No entanto, algumas safras podem atingir seu auge mais cedo e, portanto, uma fonte confiável ou especialista em vinhos deve ser consultado para garantir que as janelas de consumo adequadas sejam observadas.

 

♦ O CHATEAUNEUF-DU-PAPE É UM VINHO PESADO? - Os vinhos tintos de Châteauneuf-du-Pape são vinhos complexos e profundos e oferecem uma gama completa de sabores, desde frutas vermelhas ricas maduras até notas terrosas. No entanto, outros têm um toque mais leve, influenciados pela variação no estilo de safra e vinificação. De uma maneira geral, os vinhos tintos possuem uma cor escura. Os aromas lembram frutas como cereja e amora, além de canela, baunilha, figo. É um vinho tinto redondo, com alto teor alcoólico e bastante complexo. É encorpado, aveludado e elegante. Os brancos possuem bem menos corpo, mas os com presença maior da Roussanne costumam ser mais cheios e aromáticos. Em geral, os vinhos Châteauneuf-du-Pape proporcionam uma bebida muito agradável.

 

♦ QUAIS SÃO AS UVAS USADAS PARA CRIAR O VINHO CHATEAUNEUF-DU-PAPE? - Os vinhos tintos de Chateauneuf du Pape são baseados em Grenache, que é tipicamente harmonizada com Syrah e Mourvèdre, com possibilidade de introduzir até 14 variedades de uvas que têm permissão para serem usadas. No final, as uvas permitidas são: Grenache, Syrah, Mourvèdre, Cinsault, Muscardin, Counoise, Vaccarèse, Terret Noir, Grenache Blanc, Clairette, Bourboulenc, Roussanne, Picpoul e Picardan. Apesar da permissão de tantas uvas, normalmente utiliza-se uma quantidade menor de castas, podendo ser produzido inclusive com apenas uma única uva. Na maioria das vezes o blend do Châteauneuf-du-Pape é comandado pela Grenache (respondendo normalmente por 50% a 70% da composição), com a Mourvèdre ou Syrah como coadjuvantes. Embora a predominância absoluta da produção seja de vinho tinto, algumas cepas brancas são também utilizadas, como a Grenache Blanc e a Roussane.

 

♦ COMO O CHATEAUNEUF-DU-PAPE SE DIFERENCIA DE OUTROS VINHOS DO RHONE? - O terroir do Chateauneuf du Pape é único com seus galets, grandes pedras redondas que durante o dia aquecem e à noite liberam o calor, os solos arenosos e o clima mediterrâneo, resultando em vinhos ricos, complexos e minerais não vistos em outras regiões vinícolas francesas.

 

♦ O QUE DISTINGUE OS PRODUTORES TRADICIONAIS DOS MODERNOS DE VINHOS CHATEAUNEUF-DU-PAPE? - Os produtores clássicos de vinho Chateauneuf du Pape seguem métodos da velha escola, como períodos de maceração mais longos e envelhecimento mínimo em carvalho, onde os vinhos acabam sendo mais rústicos, enquanto os produtores modernos estão se concentrando na pureza da fruta e mais uso de carvalho novo, resultando em um estilo mais suave e bem polido.

 

♦ QUAL É A TEMPERATURA RECOMENDADA PARA SERVIR OS VINHOS DE CHATEAUNEUF-DU-PAPE? - Os vinhos tintos Chateauneuf du Pape devem ser servidos entre 16 e 18°C para permitir que seus sabores e nuances se abram, enquanto os vinhos brancos Chateauneuf du Pape devem ser servidos a temperaturas ligeiramente mais baixas, entre 8 e 10°C, para revelar seu frescor e acidez naturais sem esconder seu caráter delicado. A temperatura é um fator importante para obter todos os sabores e texturas desses vinhos.

 

♦ QUE COMIDA HARMONIZA MELHOR COM OS VINHOS CHATEAUNEUF-DU-PAPE? - Com seus sabores fortes e taninos firmes que combinam com alimentos saborosos e ricos, os vinhos tintos de Chateauneuf du Pape combinam bem com carnes grelhadas, como cordeiro e carne bovina, pratos de caça, como veado, e ensopados substanciosos. Experimente, também o Châteauneuf-du-Pape Rouge com massas, risotos e queijos azuis, como o Roquefort. Já os vinhos brancos de Châteauneuf-du-Pape harmonizam bem com saladas, aves, peixes e frutos do mar.

 

A qualidade dos vinhos de Châteauneuf-du-Pape não é apenas marketing. De fato, são belos vinhos, elaborados em excelente terroir, com a dedicação e conhecimento de anos dos produtores. Em geral são vinhos profundos, densos, atrevidos, frutados e de encher a boca, e os nossos corações…

 

Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Vinho de Chateauneuf-du-Pape? Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não do artigo!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação ao tema).

Comments


bottom of page