top of page

“COMO EVITAR QUE SEUS DENTES TENHAM O EFEITO DRÁCULA”

Foto do escritor: Marcio Oliveira - VinoticiasMarcio Oliveira - Vinoticias

Uma pergunta frequente em confrarias e cursos sobre vinhos é por que os dentes de algumas pessoas ficam manchados depois de beber vinho tinto? Este sorriso roxo avermelhado também é conhecido como “Efeito Drácula”.


O cuidado com os dentes é uma preocupação constante dos profissionais do vinho e de enófilos em geral. Os vinhos de maneira geral possuem uma acidez que contribui para a desmineralização dos dentes e permite uma adesão aos pigmentos naturais da bebida (como as antocianinas e o tanino que ajuda a fixar os pigmentos de cor nos dentes, no caso dos vinhos tintos) com mais facilidade, tornando ao longo do tempo os dentes roxos.


O álcool presente nos vinhos é outro ponto que prejudica o sorriso, e não só o esmalte dentário. O álcool e a acidez do vinho podem diminuir a quantidade de saliva (em até 30%), atrapalhando o processo de limpeza da boca e, em alguns casos, causar sensibilidade nos dentes.


Desta forma, tomar água junto com o vinho é uma boa dica para que a saúde bucal não seja prejudicada. A água ingerida junto com o vinho diminui a acidez responsável por facilitar a adesão da pigmentação nos dentes além de fazer o papel de hidratante da mucosa da boca, auxiliando na remoção de resíduos alimentícios. 


Mas não é só o vinho tinto o grande vilão dos dentes brancos. Existe no mercado uma variedade de alimentos e bebidas que, se ingeridos com exagero, podem prejudicar a beleza do sorriso. Refrigerantes, sucos de caixinha, molho shoyo, catchup, café, chá mate e açaí são alguns exemplos de alimentos a serem evitados. Alguns corantes presentes neles são artificiais e não possuem valor nutritivo nenhum. Os dentes podem se tornar permeáveis a algumas substâncias, como alimentos pigmentados e corantes.


Há, portanto, diversos alimentos que podem manchar seus dentes. Por exemplo, o café pode manchar os dentes de acordo com a frequência de consumo.


O consumo abusivo de chá pode manchar os dentes por conta de seu corante natural. Alguns dizem que até as versões claras podem alterar a pigmentação dos dentes. A beterraba é muito pigmentada e pode manchar os dentes também.


O açaí também deve ser evitado por quem deseja dentes branquinhos. Sua cor forte e escura pode manchar os dentes caso o consumo seja excessivo. O mirtilo (blueberry) tem muito pigmento e até receitas que levem a fruta, como tortas e sucos, podem manchar os dentes.


Assim como o vinho, o shoyu (molho de soja) é escuro e ácido. Combinação perfeita para corroer e manchar os dentes. A coloração avermelhada do catchup pode alterar a pigmentação do dente.


O suco de uva segue o mesmo princípio do vinho. Uma dica para manchar menos os dentes é tomá-lo com canudo. Refrigerantes são ácidos e cheios de açúcar. Assim, corroem o dente, o deixam propenso à cárie e podem manchá-lo. Também opte pelo canudo.


O vinho além de ter substâncias pigmentadas, tanino e cromogênio, é muito ácido, o que pode contribuir para a desmineralização dos dentes. Isto acontece tanto para vinhos brancos ou tintos, indicando que se beba com moderação. Quando se bebe vinho tinto nos defrontamos com uma ameaça tripla à brancura dos dentes. A começar pelas antocianinas, que são os pigmentos das uvas que dão ao vinho tinto sua cor. Depois os taninos, que ajudam a fixar o pigmento nos dentes. E, finalmente a própria acidez presente no vinho, que acaba tornando o esmalte mais poroso e mais fácil para a fixação da mancha.


O esmalte dental é a parte mais externa do dente e a parte mais afetada pelo vinho. Mesmo que o esmalte seja o tecido mais duro do corpo, ele é extremamente suscetível à erosão causada por ácidos, um componente de todos os vinhos. Após sofrer essa erosão, o interior do dente, que é bem mais suscetível que o esmalte, fica exposto. Quanto mais esse esmalte se desgasta em direção ao interior do dente, mais suscetível você fica às cáries. As características particulares do esmalte e a tendência à formação de placas também tem tudo a ver com o grau e incidência de mancha dos dentes.

 

● Dicas de como evitar o aparecimento de manchas de vinho nos dentes


♦ Uma dica simples e fácil é sempre manter uma boa higiene bucal. Se você já tem o costume de escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental não há muito com o que se preocupar. Quando os dentes estão limpos eles ficam com suas superfícies lisas, o que dificulta que os pigmentos do vinho grudem na sua estrutura.

 

♦ Escove antes, mas não imediatamente depois, de beber o vinho. Como a placa pode ser afetada pela coloração do vinho, os dentes devem ser escovados 30 minutos antes de beber. Detalhe: mas não logo depois, pois a pasta de dente pode aumentar o ataque químico;

 

♦ Beba água enquanto beber vinho. O contato da boca com água, que não é básica nem ácida, depois de beber vinho ajuda a reduzir a acidez do vinho e estimula o fluxo de saliva. Isso é fundamental no combate a bactérias nocivas e na manutenção do pH ideal na boca. Mastigar alimentos é igualmente importante porque também estimula a saliva. O queijo é ideal para acompanhar o vinho, pois estimula a saliva e reduz a acidez do vinho.

 

♦ Já existem cremes dentais específicos para tratamento da erosão do esmalte, com baixa abrasividade, como Sensodyne Pro-Esmalte, Sensodyne Repair & Protect e Regenerate. Pastas de dente clareadoras ajudam a amenizar as manchas, mas é importante informar que estes produtos não clareiam os dentes, apenas ajudam a remover manchas para que os dentes retornem a sua cor natural.

 

♦ Use uma escova de dente certa: o importante é usar escova de cabeça pequena e cerdas extra macias.

 

♦ Tratamentos de clareamento dental funcionam, mas podem ser um tiro pela culatra e piorar o problema se vinho tinto for consumido nos dias subsequentes, pelo fato deste clareamento aumentar a porosidade dental na primeira semana após tal procedimento. Antes deste tratamento converse bem com seu dentista.

 

♦ Realize limpezas dentárias (profilaxias) regularmente com seu dentista para a saúde do esmalte dental. As limpezas podem ajudar a remover a placa bacteriana, uma substância ácida, que danifica o esmalte dos dentes. A não remoção das placas, pode resultar em cáries.

 

♦ Por fim, uma ótima notícia. Uma nova pesquisa científica publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, encontrou evidências de que o vinho tinto, mais especificamente seus polifenóis (antioxidantes naturais presentes nas uvas), são aliados importantes na saúde bucal, combatendo cáries e doenças periodontais, que afetam as gengivas.

 

Se você gosta de vinho, este artigo poderá te ajudar a não ter os dentes manchados, mas nada será mais importante do que visitar seu dentista com regularidade e beber com moderação! Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não do artigo!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação ao tema).

Comments


O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais
bottom of page