Uma pesquisa da Universidade de Adelaide mostrou que os consumidores são muito mais influenciados pelas descrições dos rótulos de vinhos do que se pensava anteriormente. Um estudo do consumidor realizado por pesquisadores da Escola de Agricultura, Alimentação e Vinho da Universidade mostrou que muito mais do que apenas influenciar a escolha do consumidor, as descrições de vinho podem alterar as emoções do consumidor, aumentar seu gosto por vinho e incentivá-lo a pagar mais por uma garrafa. O estudo foi publicado na revista Food Research International.
Escolher o vinho certo no ponto de venda, seja em uma loja de vinhos, em um restaurante ou online, pode ser uma tarefa difícil para vários amantes de vinho e dai a importância dos rótulos e das informações dos vinhos ser amplamente estudada e demonstrado que estes dados influenciam a escolha do consumidor.
Criar descrições de vinhos combinadas com uma degustação sem marca, podem evocar emoções mais positivas, aumentando nossa percepção positiva do vinho, bem como a própria estimativa da qualidade e a quanto estaríamos dispostos a pagar pela bebida.
Isto implica muitas vezes numa dificuldade, a de achar as palavras certas que estimularão as pessoas a ler o rótulo do vinho! Para um iniciante será importante escrever informações básicas e simples. Mas se o consumidor já tiver um certo nível de conhecimento, ele pode querer algo além! Portanto, escolher o volume de informações e a forma de descrevê-las mostra-se de vital importância para que o vinho possa ser um sucesso.
Os pesquisadores realizaram um estudo com vinhos brancos australianos e 126 consumidores regulares de vinho branco. Os consumidores avaliaram o mesmo conjunto de três vinhos brancos disponíveis comercialmente (Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc) em três níveis de informação: uma degustação às cegas sem informação; o fornecimento de uma descrição sensorial básica; e provisão de uma descrição elaborada / emocional.
A apresentação de descrições de vinhos mais elaboradas, que incluíam informações sobre o histórico da vinícola e declarações positivas de qualidade do vinho, aumentou significativamente a classificação de preferência atribuída aos consumidores pelos vinhos.
Além disso, os resultados mostraram que, se as expectativas suscitadas pela descrição do vinho correspondiam ao gosto real da degustação, os consumidores sentiam emoções muito mais positivas do que se não atendessem às expectativas.
Essas descobertas têm implicações importantes para os produtores de vinho, pois as descrições exigem mais do que apenas notas de degustação.
Além disto, saber que o rótulo teve uma boa pontuação por um crítico de renome pode mudar completamente a percepção sobre o vinho. A influência do sistema de avaliação de vinhos com sistemas de pontuação foi determinante para o crescimento dos mercados da Ásia, Rússia e América do Sul na virada do século XX.
A popularidade desse método se tornou uma vantagem para a indústria de vinhos e para os consumidores criando a ideia de que não precisariam provar o vinho antes de compra-lo porue a “qualidade já estava garantida pel nota de um crítico”. Para produtores, lojas e vendedores o sistema virou uma ferramenta de marketing, uma vez que os rótulos classificados como “excepcionais” teriam a garantia de boas vendas no mercado.
Conhecer com antecedência o vinho a ser provado muda completamente o método de avaliação, bem como a predisposição psicológica e relacional em relação a um vinho específico. É inegável que todo provador usa seu próprio método de avaliação, todo mundo usa um método de relação pessoal com um vinho, usando procedimentos e estratégias desenvolvidas e aprimoradas com o tempo e a experiência.
Existem métodos e critérios universalmente aceitos e utilizados por quase todas os provadores, métodos que, com o tempo, provaram sua confiabilidade de maneira concreta, embora - como tudo - eles não devam ser considerados absolutos e indiscutíveis. Tudo pode ser melhorado, é claro, incluindo a técnica de degustação sensorial, não apenas relacionada ao vinho. Em todos os casos, a maneira como o conteúdo de uma taça está sendo avaliado e como está sendo considerado muda radicalmente o pensamento e a opinião que se pode ter ou formar sobre um vinho específico.
Toda vez que um vinho é provado e é conhecido com antecedência, condições que influenciam seu julgamento ocorrerão. De fato, isso guia nossas emoções em uma certa direção, fortemente influenciada pelo relacionamento pessoal e pelos preconceitos que o provador tem em relação a todos os fatores conhecidos.
Para esclarecer as coisas, não estamos afirmando que a degustação de um vinho que é conhecido com antecedência não deve ser feita; no entanto, deve-se considerar que a sua confiabilidade é muito baixa, porque, como vimos as descrições prévias influenciam as pessoas.
Por isto mesmo é possível entender o desapontamento que algumas vezes acontece quando depois de ter comprado um vinho em uma vinícola - e provado naquele lugar antes de comprá-lo - que, como é provado fora desse contexto, não terá um sabor tão bom ou incrível quanto deveria ser.
O próprio envolvimento emocional de estar no local onde o vinho foi produzido, que para muitos representa um evento raro e incomum, prepara-se positivamente para os vinhos que serão provados, além de julgá-los melhor do que na realidade.
A visão de barris em uma vinícola que está sendo visitada é sugestiva, e capaz de influenciar a degustação de um vinho !!! Saúde !!!
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