top of page

CLOS FIGUERES 2012 – PRIORAT - ESPANHA

Foto do escritor: Vinotícias - Marcio OliveiraVinotícias - Marcio Oliveira

Uma das mais celebradas vinícolas da região do Priorato, Clos Figueras está localizada em um terroir excepcional, escolhido para Christopher Cannan por René Barbier de Clos Mogador em 1997, quando alguns dos melhores vinhedos desta fantástica zona ainda não haviam sido descobertos.


As vinhas antigas de Garnacha e Cariñena e parcelas de Cabernet Sauvignon, Syrah e Mourvèdre são plantadas em terraços de puro xisto, como os melhores vinhos do Priorato. René Barbier cuida dos vinhedos e da vinificação com o seu habitual perfeccionismo, dando origem a vinhos grandiosos e apreciados por diversos críticos, especialistas e amantes do mundo do vinho.


A região do Priorato está localizada na antiga capital romana da Península Ibérica, que atualmente, é chamada de Tarragona, local onde os vinhedos existem há mais de 2 mil anos. Na década de 1980, René Barbier se encantou pela região e estabeleceu ali os seus negócios na vinícola Clos Mogador.  Em 1997, por fim, a vinícola Clos Figueras foi fundada, e Barbier – considerado o fundador da vinicultura moderna no Priorato – a deixou sob a administração do exportador de vinhos Christopher Cannan.


Apesar de ser relativamente nova e pequena, a vinícola Clos Figueras tem se destacado na região do Priorato. A atuação de Christopher Cannan foi essencial para o desenvolvimento da companhia, dando origem a vinhos com qualidade cada vez maior.


Uvas provenientes de vinhedos próprios localizados em Priorat. Vinhas antigas com mais de 60 anos, vinhedos formados por costas e terraços com altitude de 400 metros. Colheita manual. Na adega é realizada uma segunda seleção das uvas.


Composição de Uvas: um vinho composto majoritariamente de Grenache e Carignan (80%), mais Syrah, Mourvèdre e Cabernet Sauvignon, com estágio de 13 meses em barricas de carvalho. Fermentação em barricas abertas de 300 e 500 litros. Tratamento de pigeage diário. Maceração com duração de duas semanas. Prensa vertical suave.


Notas de Degustação: Cor do vinho mostra a evolução de 12 anos em guarda. Uma tonalidade rubi com borda granada, ligeira turbidez. A complexidade dos anos de guarda mostra notas de frutas vermelhas maduras e terrosas misturadas aos toques tostados bem integrados, nota de couro e de especiarias doces de baunilha, tudo sustentado por uma ótima acidez e taninos já macios e de boa textura.


Estimativa de Guarda: Creio que aguenta mais 2 anos de guarda. (a guarda sugerida é por 10 anos).


Reconhecimentos: 93 Pontos Revista ADEGA.


Notas de Harmonização: Acompanhará bem carnes vermelhas e queijos maturados.


Serviço: servir entre 16 e 17º C. (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Valor: Estelar.


Importado pela Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100. Trazido por um Confrade numa Confraternização de Final de Ano.

Comments


bottom of page