top of page

CHATEAU LANGOA BARTON 2017 – SAINT JULIEN – BORDEAUX - FRANÇA

Foto do escritor: Vinotícias - Marcio OliveiraVinotícias - Marcio Oliveira

O Château foi construído em 1758 por Monsieur de Pontet. Após a Revolução Francesa, o comerciante irlandês de vinhos Hugh Barton desembarcou em Bordeaux para adquirir vinhas na região do Médoc.

Em 1821, Pierre-Bernard de Pontet vendeu a propriedade Langoa a Hugh Barton, que lhe deu o nome de Château Langoa Barton. Os chateaux Léoville-Barton e Langoa Barton foram classificados como Grand Cru Classé em 1855, mas a verdade é que foi Anthony Barton, um dos mais lendários nomes em Bordeaux, quem elevou o status das propriedades a ícones mundiais! Os 20 hectares de Château Langoa Barton estendem-se pelos solos de cascalho num subsolo argiloso, sendo as suas vinhas plantadas com as castas: 57% de Cabernet Sauvignon, 34% de Merlot e 9% de Cabernet Franc, tradicionais de Médoc.


O crítico norte-americano Robert Parker, no começo dos anos 2000, praticamente canonizou o produtor, pois ele tinha uma política de preço diferente da maioria dos outros chateaux, o que tornava seus vinhos, de propriedades Grand Cru Classé de Saint Julien, entre os AOCs mais cobiçados da França, acessíveis ao comparar com seus conterrâneos.


O Château tem seus vinhos conhecidos por suas texturas ricas, sabores de frutas complexos e forte estrutura tânica, com vários críticos sugerindo que melhorarão com o tempo, tornando-os um belo investimento para qualquer adega.


Composição de Uvas: blend de 54% Cabernet Sauvignon, 38% Merlot e 8% Cabernet Franc, com maturação em barricas de carvalho francês de primeiro uso (60% do vinho).


Notas de Degustação: cor vermelho rubi intenso com reflexos violáceos. Aromas de frutas vermelhas e escuras que seduzem pela profundidade, intensidade e complexidade. Os aromas de degustação são complexos com uma variedade de sabores como morango, cereja preta, groselha preta, pão torrado e notas de cedro. Um vinho gostoso de beber devagar, percebendo cada gole!


Reconhecimentos Internacionais: Está safra recebeu 93 pontos de Robert Parker, 94 WE e 92WS.


Estimativa de Guarda: apesar de estar jovem o vinho já pode ser bebido. Guarda sugerida pela vinícola de 20 anos.


Notas de Harmonização: Acompanhará bem pratos de carnes vermelhas grelhadas e assadas, cordeiro, polpetones, embutidos e queijos maduros.


Serviço: servir entre 16 e 17º C (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Faixa de Preço – $$$$


Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407

Comentarios


bottom of page