top of page

CHATEAU LANGOA BARTON 2005 – SAINT JULIEN - BORDEAUX

Foto do escritor: Vinotícias - Marcio OliveiraVinotícias - Marcio Oliveira

A família Barton, de origem franco-irlandesa, está entre as mais influentes na história de Bordeaux, desde 1722. Os chateaux Léoville-Barton e Langoa Barton foram classificados como Grand Cru Classé em 1855, mas a verdade é que foi Anthony Barton, um dos mais lendários nomes em Bordeaux, quem elevou o status das propriedades a ícones mundiais!


No começo dos anos 2000, Robert Parker praticamente canonizou o produtor quando se referiu a Anthony como um “santo”, pois ele tinha uma política de preço diferente da maioria dos outros Châteaux, o que tornava seus vinhos, de propriedades Grand Cru Classé de Saint Julien, entre os AOCs mais cobiçados da França, acessíveis ao comparar com seus conterrâneos.


O Château há gerações tem vinhos conhecidos por suas texturas ricas, sabores de frutas complexos e forte estrutura tânica, com vários críticos sugerindo que melhorará com o tempo, tornando-o uma adição notável a qualquer adega.


O Chateau Langoa Barton costumava originar vinhos um pouco mais delicados que os de Leoville Barton, mas recentemente o Château tem elaborado vinhos de potência e concentração comparáveis aos de sua "propriedade irmã" - "vinhos elaborados para nossos netos beberem" nas palavras de Robert Parker, que utiliza adjetivos como "incrivelmente tânico", com uma "concentração quase medieval". A Wine Spectator, por sua vez, destaca os "maravilhosos aromas" do tinto e sua adorável textura no palato". Uma primorosa interpretação do terroir de Saint-Julien.


O vinhedo de Langoa Barton tem um terroir com solos de cascalho e argila. Em média, as videiras têm 35 anos de idade. Embora eles tenham videiras mais velhas, em geral, elas são frequentemente substituídas quando atingem 40 anos de idade. No entanto, eles têm videiras velhas que datam de 1953. O vinhedo é plantado com uma densidade de videiras de 9.100 videiras por hectare.


O estilo do Chateau Langoa Barton é bem diferente do de sua outra propriedade, Chateau Leoville Barton. Uma grande parte disso, é claro, tem a ver com seus vinhedos e sua localização. As videiras de Langoa Barton ficam ao sul de Leoville Barton, com exposição norte a noroeste. Isso coloca a maioria de suas vinhas perto do centro da denominação Saint Julien. Por causa dessa diferença geográfica, o vinhedo Langoa Barton recebe menos sol. Assim, o Chateau Langoa Barton tem um terroir mais frio. Os vinhedos, que são todos no interior, são colocados em 5 blocos principais. Esses blocos são então divididos em mais de 15 parcelas separadas com videiras não muito longe dos vizinhos Chateau Leoville Barton, Chateau Leoville Poyferre. As parcelas de vinhedos são próximas, mas não contíguas. Uma pequena porção do vinhedo, pouco mais de 10%, é cultivada organicamente.


Composição de Uvas: um vinho composto com Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon, sem dar indicação da proporção de cada uva.


Notas de Degustação: o vinho oferece bastante concentração no nariz: amoras, mirtilo, um toque de cedro e tabaco emergindo da taça, abrindo e ganhando intensidade o tempo todo. O paladar é de corpo médio com tanino macio pelo tempo de guarda. É lindamente equilibrado na boca, com grande complexidade e persistência. Tem o frescor e a vitalidade para ir mais à frente.


Estimativa de Guarda: Creio que aguenta mais 4 a 5 anos de guarda (a guarda sugerida é por 30 anos).


Reconhecimentos: 92 WS I 90 RP.


Notas de Harmonização: Acompanhará bem carnes vermelhas e queijos maturados.


Serviço: servir entre 15 e 17º C. (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Valor: Estelar


Importado pela Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100. Trazido por um Confrade numa Confraternização de Final de Ano.

Comments


bottom of page