O Château Clerc Milon, um Grand Cru Classé na classificação oficial de 1855, se estabeleceu como uma referência e um dos vinhos mais procurados no mercado de vinhos de Bordeaux ao longo dos anos.
O château, um 5º Grand Cru Classé se beneficia de todas as vantagens de um grande terroir, está instalado na Margem Esquerda do rio, na denominação de Pauillac. Localizado nos limites dos Châteaux Lafite Rothschild e Mouton Rothschild.
O Barão Philippe de Rothschild adquiriu a propriedade Clerc Milon em 1970, quando ela estava quase abandonada. Ele realizou trabalhos para restaurar seu status de Cru Classé. E graças à Baronesa Philippine de Rothschild, Clerc Milon é hoje um local onde os espaços de recepção e instalações técnicas são dignos da sua reputação.
Um vinho com considerável potencial de envelhecimento feito à maneira tradicional de Médoc, o Château Clerc Milon é o resultado de um casamento particularmente bem-sucedido entre cascalho e terroirs argilo-calcários e uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. Potente, tânico, encorpado e rico em fruta, possui também toda a elegância típica dos melhores vinhos Pauillac.
O Château Clerc Milon 2017 mais uma vez atingiu uma excelente qualidade. Apesar de produzir menos garrafas do que o normal, a safra de 2017 do Château Clerc Milon se mostra bastante promissora. Mesmo sofrendo a geada de 27 de abril, que cobriu toda a área de Bordeaux, o Château Clerc Milon conseguiu manter a qualidade de sua fruta graças às altas temperaturas de maio, que aceleraram o ciclo vegetativo das videiras. Após um junho chuvoso, as temperaturas quentes do verão e a seca severa produziram pequenas bagas com sabores intensamente doces, 2017 foi uma colheita precoce. Eles começaram a colheita em 13 de setembro e continuaram com Carménère (a uva com maior ciclo vegetativo de amadurecimento em Bordeaux) no Château Clerc Milon até 29 de setembro.
● Composição de Uvas: corte de Cabernet Sauvignon, 60% | Merlot, 23% | Cabernet Franc, 14% | Petit Verdot, 2% | Carmenère, 1%. que passaram por um estágio de 16 meses em barricas de carvalho francês (30% novas).
● Notas de Degustação: Vinho rubi de cor profunda e escura, com reflexos violáceos. No nariz há aromas de amora e grãos de café torrados, na evolução na taça aparecem delicadas notas de grafite e cacau. No paladar o ataque é fresco e encorpado, deixando uma impressão de excelente equilíbrio. Taninos encorpados e agradavelmente frescos. O final levemente calcário é mineral e muito longo. Delicioso.
● Reconhecimentos Internacionais: Está safra recebeu 94+ RP, 92 Pontos Vinous, 94 DEC.
● Estimativa de Guarda: Janela de consumo ideal: 2025 – 2038.
● Notas de Harmonização: Por ser um vinho eminentemente gastronômico, acompanhará bem carnes vermelhas assadas ou grelhadas, pratos de caça, cordeiro e queijos fortes.
● Serviço: servir entre 15 e 17º C com sugestão de decantar por um mínimo de 1 hora. (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Faixa de Preço – Estelar
● Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100. Degustado com uma das Confrarias que oriento.
Comments