top of page

CHATEAU BRANE-CANTENAC MARGAUX 2018 – BORDEAUX - FRANÇA

Foto do escritor: Vinotícias - Marcio OliveiraVinotícias - Marcio Oliveira

Fruto de uma safra excepcional, segundo os produtores, Brane-Cantenac é hoje um dos vinhos mais cobiçados de Margaux.

A “lenda” de Brane-Cantenac, nasceu há 300 anos, evocando uma relação florescente entre o homem e a terra, que ganhou força ao longo dos anos. Chamada Hostein no século XVIII, esta grande propriedade foi posteriormente comprada pela família Gorce e produziu um dos vinhos mais famosos do Médoc muito antes da classificação de Grand Cru Classé de 1855.


Datada do século XVII, a propriedade foi adquirida após a Revolução Francesa pelo Barão Jacques-Maxime de Brane, que lhe deu o nome.


A família Lurton está à frente da propriedade há quatro gerações, como guardiões dedicados que continuam a garantir o desenvolvimento da propriedade e a produção de vinhos de altíssima qualidade. Desde 1992, Henri Lurton, atual proprietário, continua a jornada iniciada por seu pai e seus antepassados. Apesar de ser um fã da inovação e das novas tecnologias, Henri nunca perde de vista os valores tradicionais que continuam a ser parte intrínseca da identidade da Brane.


Acima de tudo, Lurton orgulha-se do seu terroir único e está consciente da necessidade de tratar o solo, a vinha e as uvas com o maior respeito e ao mesmo tempo garantir o destino do Château. A propriedade fica na região centro-sul da comuna de Margaux-Cantenac, logo ao sul do Château Cantenac-Brown e a oeste de cidades como Kirwan e Boyd-Cantenac.


Reconhecida pela produção de vinhos de notável elegância e requinte, esta propriedade é um emblema de qualidade e excelência no mundo do vinho. As vinhas estão plantadas em solos arenosos e de cascalho intercalados com grandes seixos. Essas pedras retêm o calor do sol e o cascalho do solo permite uma excelente drenagem da água ao redor das vinhas. A safra 2018 foi considerada excepcional pelos produtores.


Composição de Uvas: corte de 74% Cabernet Sauvignon, 23% Merlot, 2% Cabernet Franc e meticulosos 1% de Petit Verdot, frutos de vinhas com idade média de 35 anos e que passaram por um estágio de 18 meses em barricas de carvalho (70% novas).


Notas de Degustação: Vinho rubi de cor profunda e escura, com reflexos violáceos. O nariz intenso combina harmoniosamente notas amadeiradas, frutadas e florais, com toques de cogumelos, amoras e groselhas, revelando a sua grande complexidade. No paladar, o vinho é concentrado e equilibrado. Os taninos ainda se mostram firmes e cremosos que dão estrutura e forma ao vinho. Longo e persistente, com taninos de textura granulada e sedosa que conferem ao vinho grande elegância.


Reconhecimentos Internacionais: Está safra recebeu 96 RP, 95 Pontos James Suckling, 95 Decanter, 95 Jeb Dunnuck.


Estimativa de Guarda: Janela de consumo: 2025 - 2045.


Notas de Harmonização: Por ser um vinho eminentemente gastronômico, acompanhará bem carnes vermelhas assadas ou grelhadas, pratos de caça, cordeiro e queijos fortes.


Serviço: servir entre 15 e 17º C com sugestão de decantar por um mínimo de 1 hora. (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Faixa de Preço – Estelar


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100. Degustado com uma das Confrarias que oriento.

Comments


bottom of page