Elaborado pela primeira vez no ano de 2002 por Jean-Hubert Delon, Chapelle de Potensac é um vinho de personalidade elegante, tradicional e fresco. Revelando uma bela harmonia entre as castas Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère e Petit Verdot.
A propriedade está nas mãos da mesma família desde tempos imemoriais e sempre foi administrada por mulheres. O atual proprietário, Jean- Hubert Delon, herdou a propriedade de sua avó paterna, Georgette Liquard.
O principal vinhedo do Château Potensac está plantado com 46% Merlot, 35% Cabernet Sauvignon, 16% Cabernet Franc, 2% Carménère e 1% Petit Verdot. Isso representa uma grande mudança nas plantações de vinhedos que foram cultivados anteriormente com 60% de Cabernet Sauvignon. O terroir consiste em um solo de cascalho com manchas de argila e calcário.
Pertencente ao grupo Delon, o mesmo do Léoville Las Cases, este é um Château que, ano após ano, mostra-se muito consistente. A holding é muito respeitada em Bordeaux, e também está a frente dos consagrados Leoville Las Cases (Saint Julien) e Nenim (Pomerol). Estas 3 propriedades são joias de Bordeaux, cada uma localizada em regiões diferentes com características totalmente distintas.
Como a área ao norte do Médoc tem alta concentração de argila em relação ao restante da região, a proporção de Merlot e Cabernet Franc aumenta no corte do “Grand Vin” Potensac, oferecendo maciez e elegância ao conjunto. Normalmente é um tinto com bom poder de envelhecimento, embora possa ser apreciado em um momento mais jovem. Em seu segundo vinho, Chapelle de Potensac, este raciocínio é ainda mais evidente. Com alta proporção de Merlot no corte, o vinho é acessível mesmo quando jovem. O carvalho está bem dosado e integrado, sem predominar sobre a fruta.
● Corte de uvas: Na safra de 2014 é feito com um blend de 70% merlot, 27% Cabernet Sauvignon e 3% Cabernet Franc.
● Notas de Degustação: Cor vermelho rubi intenso sem mostrar grande evolução. Aromas de frutas vermelhas, como groselhas e cerejas, com nota de terra molha, alcaçuz e especiarias tostadas. Paladar macio, com taninos maduros e afinados, boa acidez, encorpado. Seus sabores remetem às sensações olfativas. Agradável e longo final de boca. Se você gosta do estilo tinto de Bordeaux, recomendo ter uma segunda garrafa por perto.
● Estimativa de Guarda: para beber ou guardar por mais 2 anos fácil.
● Reconhecimentos: 91 pontos Tim Atkin, 16.5/20 Jancis Robinson e 16/20 Decanter (para a safra 2011).
● Notas de Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carne de porco, massas com molhos condimentados, queijos médios curados, embutidos. Acompanhou muito bem um tornedor com molho de mostarda. Arrisco sugerir com cordeiro!!!
● Serviço: servir entre 16 e 17ºC.
● Faixa de Preço – $$$
● Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407- Atendimento atualmente por Delivery.
Commenti