Produzido a partir de videiras de mais de 80 anos, este vinho minimalista de grande elegância pretende traduzir todo o seu terroir, tendo sofrido o mínimo de intervenção humana possível.

A história deste vinho é fascinante. O Oenólogo é produzido a partir de uma pequena parcela de terra onde a Casa da Passarela possuiu as videiras mais velhas da propriedade, a maioria com cerca de 80 anos e algumas com mais de 120 anos. O fato interessante é que as videiras estão todas misturadas e a vinícola não sabe qual tipo de uva cada planta produz. Sabe-se apenas que nesta parte de terra existe cerca de 30 castas diferentes.
● Composição de Uvas: Blend de cerca de 30 uvas diferentes, sendo a Baga, Pinot Noir, Rufete, Jaen (Mencia na Espanha), Alvarelhão, Touriga Nacional, Tinta-Pinheira e Tinta Carvalha as principais. Passagem de 18 meses em barricas de carvalho.
● Notas de Degustação: Um outro exemplar deste vinho já havia sido provado em abril de 2024. Este tempo a mais de guarda só trouxe melhoras. Continua de cor rubi de boa intensidade sem sinais de evolução. No nariz é intenso com notas de frutas negras em compota, toques de chocolate, especiarias e baunilha com nota sutil de tostado. Na boca reflete o perfil aromático, mostra corpo médio, muito equilíbrio e elegância. Final de boca longo e saboroso. Muito gostoso, o frescor do vinho pede o segundo gole. E uma segunda garrafa!!! Recomendo tê-la por perto.
● Estimativa de Guarda: Potencial de guarda sugerida de 30 anos. Portanto pode ser bebido até 2038, ou seja, por mais 14 anos.
● Reconhecimentos: Eleito um dos 50 Grandes Vinhos de Portugal no Brasil pelo Master of Wine Dirceu Vianna Junior. * Desde 2008, o paranaense Dirceu Vianna Júnior é o único brasileiro a fazer parte do time de 289 especialistas em vinhos, entre enólogos e críticos de todo o mundo. É o grau mais alto que alguém pode alcançar no reino dos tintos, brancos e afins, concedido pelo Institute of Masters of Wine, de Londres.
● Notas de Harmonização: Harmoniza com filé mignon com batatas caramelizadas, nhoque com ragu de linguiça e outros pratos à base de carnes.
● Serviço: servir entre 15 e 16ºC.
● Valor: $$$$
● Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM - Rua Jorge Rizzo, n.º 115, Bairro de Pinheiros, Capital, São Paulo, CEP.: 05424-060 - 11 2574-8303.
Comments