top of page

BARDA PINOT NOIR 2022 – BODEGA CHACRA – PATAGÔNIA – ARGENTINA

Foto do escritor: Vinotícias - Marcio OliveiraVinotícias - Marcio Oliveira

Bodega Chacra é uma vinícola argentina localizada em Rio Negro no norte da Patagônia, a cerca de oitocentos quilômetros de Buenos Aires, entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Atlântico.


Fundada no ano de 2004 por Piero Incisa della Rocchetta, sobrinho do grande Marchesi Incisa della Rocchetta, produtor do icônico Sassicaia.


A propriedade contava com vinhas velhas de Pinot Noir, plantadas em 1932, mas que se encontravam abandonadas. Através de uma abordagem orgânica e biodinâmica, Piero revitalizou os vinhedos, dando origem a uma produção boutique de Pinot Noirs, que figuram entre os melhores do Novo Mundo, na opinião da crítica especializada.


A Patagônia, uma região vitivinícola que vêm se destacando na produção de excelentes vinhos. O clima desértico, com dias quentes e noites bem frias, faz com que o crescimento e amadurecimento das uvas seja mais lento e a combinação de ventos fortes com pouca precipitação tende a produzir frutas com altas concentrações de açúcar e uma ótima acidez natural.


Composição de Uvas: 100% Pinot Noir, de videiras com 30 anos de idade média, plantadas em seleção massal, em pé franco nos solos mais arenosos no ano de 1990. Seu baixo rendimento de no máximo 2kg por planta é fermentado em ovos de concreto naturalmente. 50% amadurecem por 15 meses em carvalho francês (15% novos) e é engarrafado sem filtrar. A fermentação é realizada com leveduras nativas, sob temperatura controlada.


Notas de Degustação: Vinho cor rubi de média intensidade, mostra no nariz os aromas de frutas vermelhas, como cereja madura, ameixa e framboesa, romã, além de notas amadeiradas, como de sândalo e baunilha. Em boca, conta com taninos macios, finos e uma bela persistência. O vinho tem um toque mineral e um final fresco e frutado. Recomendo ter a segunda garrafa por perto.


Estimativa de Guarda: Creio que aguenta 6 anos de guarda.


Reconhecimentos: 93 Pontos de James Suckling.


Notas de Harmonização: Por ser um vinho fresco e gastronômico, acompanhará bem carnes brancas como aves e carne de porco, peixes mais consistentes como salmão, polvo grelhado, risotos com cogumelos e tomilho, uma fraldinha mal-passada.


Serviço: servir entre 14 e 16º C. (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Importado pela CLARETS - São Paulo => Rua Frei Caneca, 558, 25º andar, Consolação, São Paulo, SP - 01307-000 I Rio de Janeiro => Av. João Cabral de Melo Neto, 850, CJ 905 - Bloco 2, Barra da Tijuca, Rio Janeiro, RJ - 22775-057.

Comments


bottom of page