top of page

AMALAYA SINGLE VINEYARD RIESLING 2023 – VALLE DE CAFAYATE - SALTA – ARGENTINA

Foto do escritor: VinotíciasVinotícias

Onde alguns produtores viam somente um deserto, a Bodega Amalaya nasceu com o propósito de fazer grandes vinhos, numa nova expressão do Valle de Cafayate, no coração dos Valles Calchaquíes.

A Bodega Amalaya nasceu em 2010 nas planícies de alta altitude do Vale do Calchaqui, em Salta, Argentina, a partir da visão compartilhada de Larissa e Christoph Ehrbar, pupilos de Donald Hess, um pioneiro do mundo do vinho. Eles acreditam nas qualidades únicas do terroir de Cafayate e na capacidade de elaborar vinhos de altitude de alta qualidade, frescos, vibrantes e contemporâneos.


A vinícola opera de maneira sustentável desde a sua inauguração, pois entendem que devem fazer tudo o que puderem para preservar seu solo e outros recursos naturais, tanto para manter a qualidade de seus vinhos, quanto para honrar a cultura e os moradores locais, que fazem do Vale de Calchaquí um lugar mágico!


Amalaya significa “Esperança por um milagre” na língua indígena local. O milagre que agricultores esperavam por muitos anos, enquanto faziam oferendas à espera desse momento. A vinícola está localizada a 1.800 metros, uma região que se destaca como um dos vinhedos mais altos do mundo.


A altitude, a acentuada amplitude térmica, o clima desértico, a exposição solar e os solos rochosos e arenosos definem o terroir da Bodega Amalaya, irmã da Bodega Colomé. Tudo se junta para criar vinhos elegantes e complexos que podem ser provados exclusivamente na vinícola (a Linha Single Vineyards não vai para o mercado).


Composição de Uvas: 100% Riesling de um único vinhedo plantado no Vales Altos Calchaquies – Salta a 1800 metros de altitude.  


Notas de Degustação: Vinho cor palha com reflexos verdes brilhantes que refletem a sua juventude. Aromas frutados de maçã verde, cítricos de limão siciliano e ligeiro aroma a flores brancas como o jasmim. Vinho muito fresco do início ao fim. A evolução em taça mostra um elegante sabor mineral do terroir.


Estimativa de Guarda: Creio que aguenta fácil 8 anos.


Notas de Harmonização: Por ser um vinho eminentemente gastronômico, acompanhará bem carnes brancas, peixes, mariscos, camarão a moda provençal, massas com molho branco, risotos e arroz com frutos do mar.


Serviço: servir entre 8 e 10º C. (Beba numa taça com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Faixa de Preço – 22.000 pesos, o equivalente a R$ 120, mas para ser comprado apenas na Bodega.


Provado em viagem pela região de Salta e Jujuy.

Comments


bottom of page