Quem estiver em Cabo Frio essa semana, poderá degustar vinhos italianos, portugueses, argentinos, chilenos, australianos, eslovenos e brasileiros durante o Vinho`s Day, um encontro que reunirá produtores e distribuidores na Praça São Benedito, na Passagem, dias 1 e 2 de dezembro, a partir das 19h. Cerca de 150 rótulos estarão à disposição do público, que poderão escolher entre tintos, roses, brancos e espumantes trazidos das melhores reservas para brindar o início do verão na Região dos Lagos.
Em sua segunda edição, o Vinho`s Day está trazendo ao Brasil as vinícolas portuguesas Quinta da Pacheca, da região do Douro, e Quinta de Curvos, situada entre Douro e Minho; a italiana Sensi, da Toscana; e as gaúchas Fabian, Basso e Del Colono. A Pacheca é uma das mais antigas quintas do Douro, sendo uma das primeiras a engarrafar vinhos com marca própria e uma referência nos vinhos D.O.C (Denominação de Origem Controlada) da região do Vale do Douro.
Já a Quinta de Curvos tem mais de quatro séculos de história e produz seus vinhos em quatro propriedades situadas em Forjães, Ponte de Lima e Barcelos. Segundo o produtor, por estar localizada próxima ao Rio Neiva, as suas vinhas sofrem uma forte influência atlântica, se beneficiando de solos graníticos e de forte exposição ao sol, que definem o caráter único dos seus vinhos.
Da Itália, o público poderá degustar os vinhos produzidos pela família Sensi, vindos diretamente das vinhas Tenuta del Poggio e Fazenda Calappiano. A principal produção é Chianti, o principal vinho na linha Classic. A empresa trabalha com mais 30 rótulos produzidos com uvas Sangiovese, Sangiovese Grosso, Canaiolo, Colorino, Merlot, Cabernet, Shyraz e Chardonnay. Do Brasil, a vinícola Basso, no Rio Grande do Sul, apresentará os vinhos Monte Paschoal e Del Grano. A empresa, que conta com diversos vinhos premiados cultiva seus vinhedos e utiliza equipamentos italianos na produção.
Também no Sul, a família Fabian, que imigrou da Itália para o Brasil no final do século dezenove, cultiva seus vinhedos com mudas importadas da Europa e produz uma variedade de vinhos entre Cabernet, Merlot, Tanna, Malbec, Chardonnay, entre outros. A vinícola Del Colono, situada em Antônio Prado, também preserva os aspectos italianos em sua cultura de cultivo e produção de vinhos. Fundada em 2000, a empresa trará vinhos e espumantes para o Vinho`s Day.
“Montamos o Vinho`s Day de modo que o público possa apreciar todo o tipo de vinho e principalmente desmistificar essa história de que não se toma vinho no verão. Há uma enorme lista de vinhos brancos, roses, espumantes e até tintos que caem muito bem na estação. Além dos produtores, teremos distribuidores e representantes no evento. Quem for na passagem degustará o que há de melhor no mundo do vinho”, garantiu Maria Inês Oliveros, presidente do Convention & Visitors Bureau de Cabo Frio.
Também participam do evento as distribuidoras All confiance group e Dlyx Soluções e a rede Sapore Di Italia, que também trarão vinhos chilenos, argentinos, eslovenos e australianos. Os rótulos estarão divididos em três categorias: bronze, prata e ouro. Os vinhos bronze custarão R$ 5,00 (50ml) e R$ 15,00 (150ml); prata, R$ 7 e R$ 20; e ouro, R$ 15 e R$ 30,00.
O Vinho`s Day também fez uma parceria com os restaurantes do Polo Gastronômico da Passagem, que estarão servindo os vinhos com dicas de harmonização de pratos. Os restaurantes também estarão vendendo a taça personalizada do evento. O Vinho`s Day terá ainda um encontro de negócios. No dia 30 de novembro, haverá um meeting fechado entre produtores e revendedores com empresários de hotelaria, bares e restaurantes, supermercados, delicatessens, lojas distribuidoras, entre outros, no Hotel Premium Recanto, em Cabo Frio. O encontro será dedicado às vendas.
Segundo Ana Claudia Vieira, coordenadora regional do Sebrae, apoiador do projeto, ações como estas são importantes para a região. “No encontro fechado, proporcionamos negócios, permitindo aos empreendedores da região uma negociação com fornecedores. No evento ao público na Passagem, estimulamos o turismo, o entretenimento e a gastronomia, o que ajuda a movimentar a economia da região”, explicou.
Além do Sebrae, o Vinho`s Day conta com o patrocínio do Sebrae, da Rádio Litoral, Sim, Stone e Ricos TV.