top of page
Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

QUINTA DAS BÁGEIRAS GARRAFEIRA TINTO 2011 – BAIRRADA - PORTUGAL


garrafeira tinto 2011

O nome Mário Sérgio Alves Nuno poderá não dizer muito aos mais incautos e distraídos, mas não é nada menos que o grande mentor por detrás dos grandes vinhos da Quinta das Bágeiras. A história da Quinta das Bágeiras resume-se já ao trabalho de 3 gerações, no entanto apenas em 1989, e sob a alçada de Mário Sérgio, se começou a engarrafar e a vender os vinhos sob o nome Quinta das Bágeiras. Em pouco tempo se tornou uma referência nos vinhos da Bairrada e em Portugal. Nesta casa tudo é feito com o maior respeito pela tradição, a vinha, a uva e o vinho. O resultado é gratificante, com vinhos genuínos, com enorme caráter e pureza. O Garrafeira Tinto 2005 foi incluído por João Paulo Martins na lista dos dez melhores vinhos portugueses da década 2000-2009, o único da Bairrada. O Garrafeira Branco 2009 foi eleito “O Melhor Vinho do Ano” entre todos os portugueses pelo renomado crítico/jornalista Rui Falcão em seu guia de vinhos de 2012.

Notas de Degustação: Feito a partir de um corte com 80% Baga de videiras com média de idade de 75 anos e 20% de Touriga Nacional de vinhas com 15 anos, este vinho ainda tem uma cor firme, apesar de ligeiro halo ferrugem na borda. O aroma tem algo de vegetal, como um mentol, fruta escura como a amora e toque mineral de fósforo riscado. Na boca é potente, estruturado, vivo e persistente, com os taninos e acidez no ponto certo para dar um belo equilíbrio ao conjunto.

Guarda: A recomendação é guarda por até 8 anos.

Notas de Harmonização: um vinho versátil, vai bem com cozinha espanhola como paella, carnes vermelhas, carnes de caça assadas, massas com molhos condimentados e queijos meio curados, como os queijos manchegos ou mesmo os frescos como Brie ou Camembert.

Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC

Onde comprar: Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré 11 2574-8303.

107 visualizações
bottom of page