De acordo com a organização nacional de arroz, a Itália produz cerca de 1,4 milhão de toneladas de arroz, que representa metade dos 2,8 milhões de toneladas produzidos em toda a União Européia. Ela já tinha sommeliers de vinho e azeite, e agora tem "sommeliers" de arroz.
"Nós ensinamos as pessoas a usar seus próprios sentidos, gostos e aromas, identificar e diferenciar os diferentes tipos de arroz", diz Massimo Biloni, co-fundador da empresa AcquaVerdeRiso que organiza esse treinamento.
Para iniciantes, os especialistas ensinam o cultivo do arroz, os diferentes tipos e seu uso na culinária ou o treinamento dos sentidos para avaliar o arroz.
"Estamos ensinando-lhes a calibrar seus sentidos no exame de arroz", diz Biloni, um "sommelier" de arroz. Segundo ele, existem 200 tipos de arroz na Itália, dos quais cerca de 100 são cultivados e cerca de 20 representam a maior parte da produção.
PIEMONTE, LOMBARDIA, VENETO
A empresa também oferece cursos especializados para pessoas que trabalham na indústria do arroz ou para cozinheiros, e treinamento mensal para manter as habilidades sensoriais. O certificado associado ao treinamento permite registrar-se junto a Ordem dos "Sommeliers" do Arroz.
A Itália cultiva arroz em mais de 210 mil hectares, principalmente nas regiões setentrionais do país, no Piemonte, Lombardia e Vêneto. A apresentação desses "sommeliers" de arroz ocorreu em Roma quando da celebração do 150º aniversário do Canal Cavour, construído no norte da Itália para irrigar os campos de arroz. (Fonte: Revue du Vin de France - 10/11/2017).