O Conselho Interprofissional de Vinhos Alsacianos (CIVA) anunciou o desejo de desenvolver o enoturismo na região e criou uma comissão especial, formada por uma dúzia de especialistas da região da Alsácia já envolvidos no turismo de vinhos, para oferecer serviços "interessantes" e "atípicos" aos turistas.
"O enoturismo não é suficientemente valorizado na região, e sempre é sistematicamente gratuito ou os preços não são consistentes com a qualidade dos nossos vinhos", observa Nicole Bott, uma das consultoras de turismo nomeadas pelo CIVA.
O objetivo é "trazer uma boa imagem da região e do setor que beneficie todas as vinícolas alsacianas”, acrescenta Nicole Bott, responsável por impulsionar as vendas na Maison Bott Frères, em Ribeauvillé (Alto-Reno).
BENEFÍCIOS "MAIS PROFISSIONAIS"
A idéia é oferecer ao setor e aos turistas serviços mais "profissionais". Estes serviços irão girar em torno de visitas às vinhas e degustações de vinhos, e também devem atrair “chefs de cuisine” e “restauranteurs” alsacianos.
Por exemplo, Nicole Bott observa que os produtores e empresas cooperativas da região apresentam portfólios de toda a sua linha de produtos. Na realidade faria mais sentido serem reduzidos aos estilos de vinho por gama de preços e qualidade, e traduzidos para turistas asiáticos, e até mesmo brasileiros ou suecos.
As Maisons alsacianas também devem procurar exportar vinho para todos os lados do mundo. "Quando você tem grupos pequenos, passamos uma hora e meia com eles, mas nem sempre sabemos como enviar vinho para o Brasil, China, Índia ou Suécia. Vamos tentar encontrar uma maneira de enviar esses vinhos. Queremos o desenvolvimento de um enoturismo que nos coloque para cima ", disse Nicole Bott.