A paixão pela Syrah é o que melhor define o conceito da natureza da Polkura. E esta história iniciou-se em 1998, quando o enólogo Sven Bruchfeld, junto com seu amigo e colega de universidade Gonzalo Muñoz, sonhavam com projetos futuros para realizar em conjunto. Gonzalo estudava na Espanha e Sven trabalhava durante as vindimas nas diferentes regiões vitivinícolas do mundo. Um certo dia eles conversavam no sul da França e enquanto degustavam um Syrah de estilo mediterrâneo em uma das bodegas locais junto com um saboroso cordeiro com menta e ali definiram que esta cepa seria a base do seu futuro vinho. A Polkura está produzindo também um Sauvignon Blanc e um Pinot Noir em San Antonio. Sven é um dos mais ativos membros do MOVI – Movimento de Viñateros Independientes.
Uvas colhidas manualmente e cuidadosamente selecionadas. Maceração a frio ( 8-11 °C) de 3-4 dias. Fermentação alcoólica de 7-10 dias, com temperatura controlada entre 26-29 °C. Remontagens diárias nos seis primeiros dias. Maceração total de 30-40 dias e fermentação malolática 100% em barricas. O vinho passou 15 meses em barricas de carvalho francês (97%) e americano (3%), sendo 29% delas, novas. O vinho foi engarrafado em março de 2012, sem filtração e estabilização.
Notas de Degustação: cor rubi escura, quase negra, brilhante com boa formação de lágrimas. No nariz mostrou notas de fruta negra (ameixa), toques florais, de pimenta seca, de minerais e toque tostado, tudo muito bem integrado. A taça mostra um vinho potente, estruturado com os taninos enchendo a boca e com excelente acidez, num vinho gastronômico e com bom potencial para evoluir em garrafa. Final de boca longo, elegante e com a repetição das notas olfativas.
Estimativa de Guarda: Tem estrutura para evoluir por muitos anos em garrafa.
Notas de Harmonização: vai muito bem com carnes assadas (Bife de chorizo) e de caça assada, carnes vermelhas, queijos maduros, carne de porco curada. Servir entre 17 e 18°C.