Em resposta a uma pergunta do leitor Fernando Filizzola de Mattos, o Vinotícias disponibiliza aqui algumas dicas de viagem por Mendoza na Argentina - por Márcio Oliveira.
A melhor maneira de visitar vinícolas em Mendoza é visitar as Bodegas conforme sua distribuição pelos vales, evitando grandes percursos entre uma visita e outra.
Além disto, quando possível, aproveitar para saindo do Hotel depois de um bom café da manhã, fazer uma degustação pela manhã e almoçando nas instalações visitadas. Isto permitira mais uma ou até duas visitas depois do almoço, mas cuidado com o cansaço e a vontade dormir. Afinal, depois de uma boa caminhada por vinhedos e barricas, degustar alguns belos vinhos e almoçar, o sono pode aparecer...
Aliás, é importante dizer que em Mendoza é comum haver a “siesta” após o almoço, portanto, nem sempre encadear várias visitas poderá dar certo (informe-se antes, portanto, dos horários de visitação nas Bodegas). Além disto, mais importante que a quantidade de visitas, o melhor é privilegiar a qualidade do que se pretende conhecer.
E uma grande dica: sempre reserve as suas visitas nas vinícolas para evitar surpresas ! Muitas delas não atendem casais (por ser anti-econômico abrir uma garrafa de vinho top para servir somente duas doses de degustação)
♦ AS MELHORES VISITAS TÉCNICAS:
Ruca Malén / Belasco de Baquedano (uma das 5 melhores Salas de Aromas no mundo) / Kaiken / Tapiz / Clos de Chacras / Mevi
♦ AS MELHORES DEGUSTAÇÕES:
Achaval Ferrer / Catena Zapata / Renacer / Pulenta / Mendel / Domínio Del Plata / Clos de los Siete/ Cobos
♦ AS MELHORES WINE SHOPS:
Lopez / Familia Zuccardi / Luigi Bosca / Clos de Chacras / Navarro Correas
♦ MELHORES RESTAURANTES DE BODEGAS:
Septima / Família Zuccardi / Ruca Malén / Terrazas de los Andes / Melipal / Selentein / O Fournier/ Belasco de Baquedano.
As Bodegas grifadas eu já visitei e posso confirmar que são excelentes visitas.
O QUE TEM EM CADA VALE ?
● AGRELO: Tapiz, Pulenta, Dolium, Ruca Malén*, Melipal*, Catena Zapata, Chandon, Cobos, Finca Decero, Septima*, Belasco de Baquedano – melhor Sala de Aromas que vi no mundo;
● MAIPÚ: Família Zuccardi*, López, Mevi, Carinae, Trivento, La Rural/Rutini, Trapiche;
● PERDRIEL: Norton, Terrazas de Los Andes*, Renacer, Achaval-Ferrer;
● UCO NORTE: Salentein*, Atamisque, Andeluna;
● UCO SUL: Diamandes, Bodega Rolland, Clos de los Siete, Cuvelier de los Andes, Monte Viejo, O Fournier*;
● VISTALBA: Vistalba, Nieto Senetiner;
● CHACRAS: Clos de Chacras, Alta Vista;
● LUJAN: Luigi Bosca, Lagarde, Mendel, Benegas;
(*Bons restaurantes )
UM EXEMPLO BOM DE ROTEIRO:
♦ Conhecendo AGRELO - Comece o dia visitando a Catena Zapata. Depois vá para a Belasco de Baquedano e almoce no seu restaurante . Depois visite a Septima ou a Tapiz.
♦ Conhecendo PERDRIEL – Comece o dia visitando Achaval-Ferrer, almoce na Ruca Malén e conheça seus vinhos. Fim de tarde visite a Terrazas de los Andes.
♦ Conhecendo o UCO – Comece o dia visitando a Atamisque e depois a Salentein, onde poderá almoçar. Outra opção é ir direto para a O. Fourneir e almoçar no seu restaurante Urban. Fim de tarde em Clos de los Siete e retorno para Mendoza.
ONDE COMPRAR OS VINHOS EM MENDOZA:
Há duas lojas de referencia em vinhos em Mendoza:
- Vino y Sol – Há um excelente portfólio de rótulos à disposição. A maior parte dos vinhos está no mesmo preço, ou até mais barato que nas vinícolas. Para compras acima de 1000 pesos dão 20% de desconto o que torna a compra mais vantajosa ainda. Procure pelo Rafael, é um brasileiro de Natal que conhece muito bem todos os vinhos e pode dar dicas super interessantes. São acostumados a fazer embalagens para viagens com todo o cuidado, pois sabem que o boca a boca funciona muito bem e garante vendas futuras.
Aberta das dez da manhã às dez da noite, a Sol y Vino está entre as lojas turísticas mais sofisticadas, e fica bem no centro da cidade, na Avenida Sarmiento 644. Além das lembranças padrão, a loja vende vinhos, livros, música e presentes artesanais.
ENDEREÇO: Sarmiento 664, Mendoza, Mendoza.
CONTATO: Fone: +54 (261) 425-6005
- Winery – a rede Winery é a maior cadeia de lojas de vinho da Argentina, com filiais em Buenos Aires e em Mendoza. Tem uma fabulosa seleção de vinhos, licores raros e acessórios para bar. Recomendo comparar os preços entre a Sol y Vino e Winery, mas via de regra, o desconto de 20% nos preços de vinhos da Sol y Vino torna a compra mais vantajosa
O VINOTÍCIAS vai preparar e publicar durante a semana um lista com as vinícolas mais procuradas por brasileiros em Mendoza, fiquem atentos!!!